Projeto visa transformar a Fazenda Santa Maria em atrativo turístico, consolidando o local como indutor na região do Caparaó
O turismo no Espírito Santo está prestes a ganhar um novo atrativo de peso. Nesta sexta (12), atores da governança do Caparaó se encontraram em Muniz Freire para uma integração de alinhamento sobre o novo Complexo Turístico Cultural e Ambiental da Fazenda Santa Maria. O encontro, que visa a preparação para o lançamento oficial do projeto, contou com as presenças de representantes da gestão municipal, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), de lideranças da região do Caparaó, além de autoridades locais.
“Nosso objetivo com esse encontro foi engajar secretários e demonstrar a importância do projeto para a governança local, incluindo todas as partes envolvidas. Trouxemos a governança porque é importante entender que a implantação de um complexo é indutor para a região inteira do Caparaó. Precisamos conhecer e entender o propósito do projeto para que a gente consiga construir isso juntos”, explica o gerente da regional Caparaó do Sebrae/ES, Anderson Baptista.
O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, salienta que a instituição só se envolve em projetos que o município queira. “Em Muniz Freire encontramos campo fértil para que acontecesse essa parceria na criação de um complexo turístico. O prefeito Dito teve um olhar para o futuro quanto comprou a Fazenda Santa Maria, demonstrando esse desejo de elevar o desenvolvimento do turismo, não só em Muniz Freire, mas em toda a região, para um outro nível”. O lançamento oficial do projeto está previsto para acontecer no final do ano, quando será apresentada a metodologia e o projeto conceitual do complexo, desenvolvidos por uma consultoria contratada pelo Sebrae.
O projeto visa transformar a Fazenda Santa Maria em complexo turístico, consolidando o local como atrativo turístico indutor na região do Caparaó. Os atrativos âncora serão o Parque Natural Municipal Fazenda Santa Maria e o casarão centenário.
Fazenda Santa Maria
A propriedade, localizada no município de Muniz Freire, é reconhecida como a edificação mais antiga da cidade e guarda em sua estrutura física e simbólica parte significativa da história do Espírito Santo. Construída na primeira metade do século XIX, a Fazenda Santa Maria passou por um processo de declínio após a abolição da escravatura.
Entretanto, a fazenda ganhou novo impulso com a chegada de imigrantes italianos, em especial de origem veneziana, que levaram um novo ritmo à produção cafeeira local. A propriedade é apontada como aquela que abrigou o maior número de imigrantes italianos no município, tornando-se um símbolo da transição entre ciclos econômicos e sociais.
Em 2019, a criação do Parque Natural Municipal Fazenda Santa Maria representou um marco para o município, consolidando uma importante estratégia de conservação dos remanescentes de vegetação nativa e proteção dos mananciais que abastecem a população local – especialmente durante períodos de estiagem. Ao reunir elementos históricos, ambientais e arquitetônicos, o espaço torna-se um importante ativo para o desenvolvimento sustentável do território.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / rogeria.gomes@p6comunicacao.com.br
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / ludmila.krepe@p6comunicacao.com.br
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

