Telefone : (27) 3235-6999     E-mail: contato@p6comunicacao.com.br
out 03

Ajude sua TV a encontrar os canais digitais

Realizar o processo de busca de canais é indispensável para ter acesso a todos os canais disponíveis na sua região.

O Brasil está passando por um importante processo de modernização. O sinal analógico de TV será desligado na Grande Vitória, que inclui as cidades de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, no próximo dia 25 de outubro. Para que a população possa assistir todos os canais digitais, a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar essa mudança, alerta sobre a importância de realizar a busca de canais. Este é um processo indispensável, pois os canais digitais não aparecem automaticamente nos televisores.

Quando os canais de TV aberta passam a ser transmitidos pelo sinal digital, eles ganham um novo número. Por exemplo, se o sinal analógico é transmitido no canal 2, com o sinal digital ele passará a ser 2.1. Lembrando que os telespectadores que estiverem vendo a letra “A” na tela da TV ainda não estão assistindo aos canais digitais. Este símbolo indica que o sinal da TV é analógico.

Para captar o sinal digital, além da antena digital e do conversor – para os televisores fabricados antes de 2010 –, é necessário realizar a busca de canais. O processo é simples:

  • acesse o menu pelo controle remoto da TV ou do conversor;
  • encontre a opção que mais se assemelha a “busca de canais” – em alguns televisores chama-se busca automática, em outros o nome é ressintonia ou programação de canais;
  • daí em diante, siga as orientações da tela.

Ao final deste processo, o televisor terá encontrado todos os canais digitais disponíveis em sua região e exibirá a programação com imagem e som de cinema.

……………………………..

Como fazer a instalação do conversor e da antena digital?

O sinal analógico de TV será desligado na Grande Vitória em 25 de outubro. Veja o que precisa ser feito para ter acesso ao sinal digital

 O sinal analógico de TV será desligado na Grande Vitória, composta pelos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, no dia 25 de outubro. A partir dessa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital, que oferece qualidade de som e imagem semelhante à de cinema. A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, distribui kits gratuitos às famílias inscritas em mais de 20 programas sociais do Governo Federal (como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Pronatec, entre outros). Para verificar se têm direito e agendar a retirada dos equipamentos, basta ligar para 147 ou acessar sejadigital.com.br.

Para quem já está com a antena digital e o conversor, equipamentos que permitem que televisores antigos recebam o sinal digital, em mãos e ainda tem dúvidas sobre a instalação, aí vão algumas dicas para adiantar o procedimento e continuar assistindo sua programação favorita após o desligamento.

O manual abaixo também está disponível no link http://www.sejadigital.com.br/instale