Telefone : (27) 3235-6999     E-mail: contato@p6comunicacao.com.br
jan 28

Assessoria de imprensa e reputação

Numa definição bem simples, reputação é o que falam da gente quando não estamos presentes. Ou seja, é o conceito que temos na opinião dos outros. A reputação pode abrir portas. Ou não. E o que isso tem a ver com assessoria de imprensa? O trabalho da assessoria de imprensa pode ajudar a fortalecer a reputação da sua empresa.

A assessoria de imprensa não tem o poder de criar reputação, mas pode trabalhar positivamente os diferenciais da sua empresa, de forma que eles possam contribuir para o fortalecimento de uma imagem positiva. Isso porque a imprensa, em todas as suas formas (on-line, rádio, TV, impresso…), ela sim tem grande poder de construir – ou destruir – reputações.

E o papel da assessoria de imprensa é justamente intermediar o relacionamento, fazendo a ponte entre sua empresa e os profissionais que atuam nos veículos de comunicação, que são formadores de opinião. O que esses veículos publicam sobre você ou sua organização ajuda a formar opinião.

O assessor de imprensa, que geralmente tem formação em jornalismo ou relações públicas, precisa conhecer bem o cliente e os espaços que ele pode ocupar na mídia. Ter bom relacionamento com os profissionais que atuam na imprensa contribui para o resultado do trabalho. Não porque o assessor tenha o poder de interferir na abordagem de algum fato, mas porque tem respaldo para expor a posição do cliente e, quando necessário, fazer o contraponto.

O espaço conquistado na mídia por meio do trabalho da assessoria de imprensa é espontâneo, diferentemente da publicidade, quando se compra o espaço para divulgar o conteúdo que a empresa tiver interesse. O assessor de imprensa trabalha para que os veículos de comunicação se interessem por seus clientes e queiram ouvi-los em suas matérias. Isso depende, fundamentalmente, da reputação desse cliente.

Cabe ao assessor de imprensa, com base na realidade e nas potencialidades de cada cliente, definir a melhor estratégia de comunicação a fim de potencializar resultados que contribuam para o fortalecimento da reputação.

Fale com a equipe da P6 Comunicação e venha ver como podemos contribuir para ajudar sua empresa a fortalecer sua reputação.