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Assessoria de Imprensa
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Mas afinal, o que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é uma entre diversas áreas da Comunicação, e está por trás de todo o processo de relacionamento com a mídia. Ela serve como ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação/público.
Mesmo com a revolução digital o trabalho da assessoria de imprensa continua sendo fundamental. Hoje, além dos veículos tradicionais como TVs, rádios, jornais, revistas, ela também trabalha com todos os veículos presentes na internet, redes sociais, portais e blogs.
A chamada mídia espontânea é um dos principais objetivos de uma assessoria, pois é por meio dela que a empresa ganha destaque e visibilidade nos veículos de comunicação. Mais do que administrar informações para torná-las relevantes, é necessário saber para quem direcionar.
Mas como posso trabalhar com assessoria de imprensa para minha empresa?
Geração de mídia espontânea: Com o trabalho de divulgação de releases, sugestão de pautas e fontes, a assessoria de imprensa oferece informação de qualidade a jornalistas, promovendo um debate que seja de interesse de ambos os lados. É possível garantir espaço em diferentes meios de comunicação, sem que seja necessário pagar para isso.
Gerenciamento de crises: Nos momentos mais difíceis, é o profissional da assessoria que poderá traçar a melhor estratégia de comunicação para que uma falha ou ruído possam ser revertidos, sem grandes danos para a imagem do assessorado.
Relacionamento e diálogo com a mídia: Uma boa assessoria de imprensa facilita o acesso aos profissionais das redações, e são responsáveis por emplacar as pautas de interesse do assessorado. Ter uma empresa sólida e com muitos anos de história facilita muito neste relacionamento.
Orientação de porta-vozes/media training: É trabalho da assessoria de imprensa orientar e treinar o responsável por falar pela empresa ou instituição. É ele quem alinha o tom que deverá ser dado à entrevista de acordo com a pauta e com os objetivos desejados. Media trainings e a produção de conteúdos especializados como briefings, mensagens-chave, discursos e análises de mídia contribuem para o preparo dos porta-vozes e para o posicionamento da instituição.
Clipping de Notícias: Mas para que o trabalho funcione e possa ser medido, é muito importante que você tenha ferramentas de avaliação como clipping que ajudam a calcular o valor da exposição da sua marca ou até mesmo da sua crise!