Telefone : (27) 3235-6999     E-mail: contato@p6comunicacao.com.br
fev 10

Comunicação interna: aliada do engajamento

As organizações que mantêm alto nível de satisfação entre seus colaboradores geralmente têm ao menos uma característica em comum: sabem se comunicar bem com esse público. Profissionais bem informados desenvolvem melhor suas atividades e demonstram mais satisfação em desenvolvê-las. E, nesse processo, a comunicação interna tem papel estratégico. Convém destacar, contudo, que comunicar é muito mais que informar.

Distribuir informações por meio dos diversos canais de que as organizações geralmente dispõem é um passo importante para transmitir mensagens e ideias, mas está longe de ser suficiente para alcançar o objetivo pretendido: engajar e envolver o público. O envolvimento do público interno é fundamental para que se tenha uma comunicação efetiva.

A comunicação interna, contudo, ainda é um desafio em boa parte das empresas principalmente porque precisa ser feita por todos, inclusive – e principalmente – pelas lideranças, e não apenas pela área responsável pela atividade.

A comunicação dos gestores com suas equipes está em primeiro plano quando se fala em comunicação interna. O líder precisa estabelecer um fluxo de comunicação com mensagens claras, consistentes e constantes a fim de envolver sua equipe.

A comunicação interna com clareza e transparência precisa fazer parte da cultura organizacional. Aliás, comunicação interna é um termo a ser repensado. Seu alvo é o público interno, mas a atividade está longe de ser interna, já que as informações circulam em velocidade cada vez maior, ganhando espaço dentro e fora das organizações.

E as mensagens trabalhadas, muito mais do que informar, pr1ecisam motivar, engajar, despertar o interesse das pessoas e fazer com que se sintam parte da estratégia.

Venha conhecer como a P6 Comunicação pode contribuir para engajar o seu público interno.