Evento acontece a partir das 15 horas na Avenida Conde D’Eu, no centro do município, e contará com apresentação de 14 bandas marciais do estado, além de grupos culturais

O município de Ibiraçu vem se mobilizando este ano para transformar a cidade em uma comunidade de leitores e estimular cada vez mais o hábito da leitura. A iniciativa é resultado das ações do Grupo de Mobilização do Programa Votorantim pela Educação (PVE), que visa contribuir com a melhoria da educação pública em municípios onde atuam as empresas do Grupo, entre as quais a Fibria. Como parte deste compromisso, o tema adotado pela Prefeitura Municipal para o Desfile Cívico Cultural que acontece neste sábado, às 15h, será “A importância da Leitura”

O tradicional Desfile Cívico Cultural será uma homenagem ao aniversário de 127 anos de Ibiraçu e contará com a participação de 14 bandas marciais, entre elas das bandas da Escola de Aprendizes de Marinheiros do Espírito Santo, do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, Musical de Ibiraçu, dentre outras. Haverá ainda participação do grupo de dança Fiori Di Pendanga, além dos grupos de Congo da comunidade São Pedro e São Benedito do bairro São Cristóvão e os Carroceiros. O Desfile Cívico Cultural vai acontecer na Avenida Conde D’Eu, no centro da cidade.

Segundo a secretária de Educação de Ibiraçu, Valeria Rosalem, o município assumiu um compromisso com as escolas e com a comunidade para, juntos, transformarem a cidade numa comunidade de leitores. “Só a partir da leitura poderemos fazer com que as pessoas tenham conhecimento e oportunidade de um futuro melhor. Temos visto este trabalho que estamos fazendo dando muitos resultados, com grande entusiasmo das crianças nas escolas, pais e professores”, contou Valeria.

A secretária informou que o desfile irá destacar na avenida todo o aprendizado que vem sendo obtido do projeto e promete emocionar a todos, abordando, além da importância da leitura, a história de alguns autores infantis como Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Ana Maria Machado, Maurício de Souza e Ziraldo.

PVE

Ibiraçu participa este ano pela primeira vez do PVE. Além dele, outros seis municípios são contemplados pelo programa no Espírito Santo, alcançando mais de 40 mil alunos de 175 escolas. Além de Ibiraçu, participam Fundão, Aracruz, Conceição da Barra, Montanha, Pedro Canário e Pinheiros.

O tema escolhido para ser trabalhado pelo PVE em 2018 é “A gestão com foco na aprendizagem”, contemplando alguns dos principais desafios enfrentados pelos gestores da área de educação. A temática é abordada na frente de gestão durante as reuniões e formações com grupos de diretores e gestores escolares. Na frente de mobilização, o tema este ano é “Leitura”, com foco no incentivo e promoção de ações para fortalecer a leitura junto aos municípios. O público-alvo desta frente são os alunos, pais, professores e representantes da sociedade civil.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o agente propulsor das práticas de responsabilidade social do Grupo Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade e para os negócios. O Instituto orienta as empresas do Grupo, presente em mais de 300 municípios brasileiros e 20 países, em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br e twitter.com/instvotorantim.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,092 milhão de hectares de florestas, sendo 656 mil hectares de florestas plantadas, 374 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 61 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br