Telefone : (27) 3235-6999     E-mail: contato@p6comunicacao.com.br
jun 22

Dia do Pescador será celebrado com um café palestra em Barra do Riacho

Palestra acontece no dia 29 de junho e abordará o tema Legislação Pesqueira e Unidades de Conservação

No dia 29 de junho é celebrado o Dia do Pescador, profissional que é parte importante na economia do país, pois contribui com a alimentação da população e gera desenvolvimento e renda para as comunidades. Para marcar a data, será realizado na próxima sexta-feira (29), às 8h30, um café palestra para os pescadores em Barra do Riacho, Aracruz. O evento é promovido pela Fibria, Portocel e Associação dos Pescadores Artesanais de Barra do Riacho.

A palestra “Legislação Pesqueira e Unidades de Conservação” será ministrada por Roberto Sforza, do Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão responsável pela administração das unidades.

O tema da palestra é bastante atual, já que as unidades de conservação marinhas são importantes instrumentos para recuperação do recursos pesqueiros, garantindo a continuidade da atividade da pesca e a preservação da natureza. Segundo dados ICMBio, 80% dos recursos economicamente explorados pela pesca marinha encontram-se em sobrepesca, ameaçados ou em processo de recuperação.

Visando contribuir para o desenvolvimento sustentável da atividade, a Fibria desenvolve na região o Projeto Pescador Cidadão. O objetivo é proporcionar ao pescador familiar de Barra do Riacho o acesso a serviços e informações que possibilitem o cumprimento da legislação pesqueira e o acesso aos incentivos e benefícios de políticas públicas do setor. O Pescador Cidadão também contribui para que os pescadores tenham acesso às ações de desenvolvimento territorial ligadas ao setor pesqueiro.

Dentre as ações já realizadas pelo projeto estão palestras, cursos de formação, apoio para reforma de barcos e diálogo frequente com a comunidade pesqueira. A Fibria também mantém iniciativas como monitoramento e apoio de ações; desenvolvimento do artesanato de Barra do Riacho e Santa Cruz, por meio do Espírito das Águas; e articulação de parcerias com a mobilização de pescadores.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,092 milhão de hectares de florestas, sendo 656 mil hectares de florestas plantadas, 374 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 61 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br