6ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social acontece de 17 a 22 de setembro e contará com palestras, oficinas sobre consumo consciente e mutirão de limpeza nas praias em Vitória e Vila Velha

O consumo consciente de plástico estará no foco central de uma série de atividades que acontecem de 17 a 22 setembro, durante a 6ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Estácio. O evento irá mobilizar alunos, colaboradores, docentes e comunidade, com o objetivo de estimular uma atitude mais crítica e responsável em relação ao meio ambiente.

As atividades acontecem em Vitória e Vila Velha, dentre palestras, oficinas e ações de conscientização. Em Vila Velha, as atividades já começam neste sábado (15), com a participação de um grupo de alunos na ação Praia Limpa, das 8 às 12 horas, na Praia da Costa. Em Vitória, um dos pontos altos do evento também será a ação de coleta seletiva de lixo “Menos Lixo, mais praia”, que acontece no sábado (22/09) na Praia de Camburi. O mutirão envolverá alunos e professores, que farão um mutirão para coletar lixo plástico na praia e abordarão a população visando conscientizar sobre o impacto que esse material pode causar no oceano.

Ao longo da semana, de 17 a 21 de setembro, serão realizadas na unidade Estácio de Vitória e Vila Velha atividades artísticas e culturais no intervalo das aulas, com o tema “Consumo consciente de plástico”.  Na segunda-feira (17), acontece no auditório da Estácio em Vila Velha, às 19 horas, a palestra “Ser diferente é normal”, ministrada pela Comissão de Ensino Jurídico e Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A palestra é voltada para estudantes e comunidade externa.

Na quarta-feira (19), alunos do curso de Pedagogia de Vila Velha farão uma ação de conscientização com estudantes da escola municipal Irmã Feliciana Garcia, localizada no Bairro Divino Espírito Santo, das 8 às 12 horas. A ação contará com palestra sobre os impactos do lixo na vida aquática e oficina que ensinará as crianças a produzirem brinquedos com material reciclável em plástico. O mesmo assunto será tema de palestras às 19 horas na Estácio em Vitoria, com profissionais do Instituto Goiamum. No mesmo dia, às 19 horas, acontece em Vila Velha a palestra “Rio Jucu: a água que você bebe”, seguida de debate com os alunos e pessoas da comunidade.

A 6ª edição da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social terá atividades nos 23 estados em que a Estácio atua, incluindo também o Distrito Federal, com a participação de mais de 80 campi da instituição.

“A missão da Estácio ´Educar para Transformar´ será posta em prática durante a Semana, pois mobilizará alunos, colaboradores, docentes e as comunidades que ficam nos entornos das nossas unidades em todo o país”, comenta Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Estácio.

Segundo a ONG Mares Limpos, desde 1950, produzimos mais de 8 bilhões de toneladas de plástico virgem e 80% disso foi descartado. Ainda de acordo com a organização social, até 2050, teremos mais plásticos do que peixes no mar. Após a realização da 6ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, as unidades participantes receberão o Selo de Instituição Socialmente Responsável.

Sobre a Estácio

A Estácio, um dos maiores e mais respeitados grupos do setor educacional do Brasil, atua há 48 anos no segmento de ensino superior. Estamos presentes em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o EaD, contando com mais de 500 mil alunos matriculados.

Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do País, a Estácio promove o Programa de Responsabilidade Social Corporativa Educar para Transformar. O programa, que apoia iniciativas em cinco pilares – Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo – reflete o compromisso do Grupo Estácio de oferecer uma educação acessível e de qualidade e, assim, gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa.