Na última ação do Projeto Água na Mesa foram plantadas 56 mudas de espécies nativas na microbacia de Rio Preto, em São Mateus

No último sábado, 1º de junho, a Associação Empresarial do Litoral Norte do ES (Assenor), em parceria com o 7º Grupo Escoteiro Agenor de Souza Lé, realizou a recuperação de nascente localizada em Área de Preservação Permanente (APP) na região central de São Mateus, conhecida como “Bica da Dona Lilita”. Foram plantadas 56 mudas de espécies nativas. O evento é um desdobramento do “Projeto Água na Mesa”, que tem a Suzano como patrocinadora. A atividade fez parte do 28° Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MutECO), com a participação de mais de 100 pessoas.

De acordo com o analista de Relações Corporativas da Suzano, Leonardo Conde, a empresa atua na doação de recursos financeiros para contribuir com a viabilização dessa iniciativa. “A fonte de água mineral que fica na área onde foram plantadas as mudas é utilizada há mais de 100 anos por várias famílias da região, é fundamental contribuir para a sua preservação”.

Ele destaca ainda que é gratificante ver que um projeto voltado para a preservação ambiental mobilizou tanta gente da comunidade. “É muito importante a participação da população em ações como esta, pois além de auxiliar na conservação de recursos naturais, também contribui para formar cidadãos mais conscientes”, acrescentou Conde.

A Assenor criou o projeto a partir dos impactos causados pela crise hídrica na economia regional e na qualidade de vida da população do norte do Espírito Santo. O objetivo do projeto é recuperar 25 nascentes em APPs localizadas em área rural e urbana de propriedades públicas e privadas situadas na microbacia hidrográfica do Rio Preto, em São Mateus. Essa ação visa proporcionar a melhoria na qualidade de vida da população local e conservação dos recursos naturais.

Sobre a Suzano – A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.