A especiaria é um alimento prático e de fácil consumo e pode ser usada em diversos pratos. Ela é muito utilizada nesta época do ano como ingredientes de alguns pratos típicos das festas juninas, como a canjica e o leite queimado.

Ela tem ação antioxidante, antibacteriana, antiviral, antifúngica, e estimula o sistema imunológico. Além disso, tem magnésio, que contribui para preservar a força muscular. A canela também auxilia a circulação sanguínea, ajuda a reduzir o colesterol, melhora a ação da insulina e é boa para aumentar a concentração e a motivação pessoal.

A nutricionista Laysla Guerra do Centro Capixaba de Oncologia (Cecon), explicou os benefícios da canela. ‘’Um dos benefícios mais explorados do ingrediente é seu poder termogênico, que é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo, acelerando o metabolismo. Essa propriedade auxilia no emagrecimento e pode ser potencializada com a combinação de preparações como chá de cravo com canela. Mas é importante a orientação de um nutricionista para saber qual melhor termogênico usar, pois cada indivíduo tem suas peculiaridades”.

Atenção às contraindicações

A canela não deve ser consumida em caso de úlceras gástricas ou intestinais, alergias, hipertensão e diarreia. Durante a gestação seu consumo é desaconselhado, pois favorece a contração uterina, podendo levar à interrupção da gravidez.

“O condimento deve ser armazenado em recipientes de vidro bem vedado e conservado em local escuro, longe da umidade e do calor excessivo”, alerta a nutricionista.

Confira os benefícios:

A especiaria é muito utilizada nesta época do ano como ingrediente de alguns pratos típicos das festas juninas, como a canjica e o leite queimado. Ela tem ação antioxidante, antibacteriana, antiviral, antifúngica, e estimula o sistema imunológico. Além disso, tem magnésio, que contribui para preservar a força muscular. A canela também auxilia a circulação sanguínea, ajuda a reduzir o colesterol, melhora a ação da insulina e é boa para aumentar a concentração e a motivação pessoal.

Atenção às contraindicações:

A canela não deve ser consumida em caso de úlceras gástricas ou intestinais, alergias e diarreia. Durante a gestação seu consumo é desaconselhado, pois favorece a contração uterina, podendo levar à interrupção da gravidez.

*Fonte: nutricionista Laysla Guerra do Centro Capixaba de Oncologia (Cecon)