O cirurgião oncológico Dr. Luiz Fernando Mazzini e o oncologista Dr. Loureno Cezana do Cecon foram os mediadores do evento que reuniu mais de 40 médicos da área de gastroenterologia

O cirurgião oncológico Dr. Luiz Fernando Mazzini e o oncologista Dr. Loureno Cezana, do Centro Capixaba de Oncologia (Cecon) – unidade capixaba do Grupo Oncoclínicas – discutiram temas ligados ao câncer de esôfago com mais de 40 médicos e cirurgiões da área de gastroenterologia. O encontro aconteceu na noite da última quinta-feira (27), no restaurante Papaguth, em Vitória. Na oportunidade, os profissionais debateram sobre atualidades, o papel da cirurgia e tratamentos da doença.

A reunião teve início com uma homenagem ao médico e professor Carlos Sandoval, que era referência em gastroenterologia. “Prestamos uma singela homenagem à data”, comentou o Dr. Loureno Cezana.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de esôfago (tubo que liga a garganta ao estômago) é o sexto mais frequente entre os homens e o 15º entre as mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. É o oitavo mais frequente no mundo e a incidência em homens é cerca de duas vezes maior do que em mulheres.

Em sua fase inicial, o câncer de esôfago não apresenta sinais. Porém, com a progressão da doença, podem surgir sintomas tais como dificuldade ou dor ao engolir, dor retroesternal (atrás do osso do meio do peito), dor torácica, sensação de obstrução à passagem do alimento, náuseas, vômitos e perda do apetite.

Dados do Inca ainda mostram que, de forma geral, o tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia e quimioterapia, de forma isolada ou combinada, de acordo com o estágio da doença e das condições clínicas do paciente. Casos selecionados de tumores iniciais podem ser tratados por ressecção local durante a endoscopia, sem a necessidade de procedimento cirúrgico formal.

Visando este cenário, os gastroenterelogistas e cirurgiões do aparelho digestivo puderam debater no evento sobre o tratamento do câncer esofágico. “Antigamente, o tratamento era feito de forma isolada, com cirurgia exclusiva, existia baixa chance de cura. Hoje, com o tratamento avançado, multimodal e interdisciplinar, a gente consegue curar um número muito elevado de pacientes”, destacou Dr. Loureno.

Para o cirurgião oncológico Dr. Luiz Fernando Mazzini a reunião foi importante para a troca de conhecimento com colegas locais que expuseram o seu conhecimento e experiência. “A cirurgia tem papel fundamental no tratamento do câncer de esôfago, sendo ainda o principal fator que contribui para a cura dos pacientes”, acrescentou Dr. Mazzini.

Sobre o Grupo Oncoclínicas

Fundado em 2010, é o maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. Possui atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 11 estados brasileiros. Atualmente, conta com mais de 60 unidades entre clínicas e parcerias hospitalares, que oferecem tratamento individualizado, baseado em atualização científica, e com foco na segurança e o conforto do paciente.

Seu corpo clínico é composto por mais de 450 médicos, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pelo cuidado integral dos pacientes.

O Grupo Oncoclínicas conta ainda com parceira exclusiva no Brasil com o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado a Harvard Medical School, em Boston, EUA.

Para obter mais informações, visite www.grupooncoclinicas.com.