Cirurgião oncológico de Cabeça e Pescoço do Cecon explica porque os tumores atingem, em algumas regiões do país, sete vezes mais homens do que mulheres

Julho é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Durante o mês, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) trabalha diversas ações para conscientizar as pessoas sobre a doença. No dia 27 de julho, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A data foi estabelecida pela International Federation of Head and Neck Oncologic Societies (IFHNOS) para informar e prevenir o câncer de cabeça e pescoço.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada ano estimam-se 43 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço, só no Brasil. Dados levantados pelo Instituto em 2018 apontam que o câncer de tireoide é o quinto tumor mais frequente em mulheres nas regiões Sudeste e Nordeste (sem considerar o câncer de pele não-melanoma). Já o câncer de boca chega a ser o terceiro tipo de tumor mais frequente em algumas regiões, ocorrendo sete vezes mais em homens do que em mulheres.

De acordo com o Dr. Jeferson Lenzi, cirurgião oncológico de cabeça e pescoço do Centro Capixaba de Oncologia (Cecon) – unidade capixaba do Grupo Oncoclínicas – a especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço trata doenças benignas e malignas que acometem a região.

Ele considera que a Campanha Julho Verde tem o foco na conscientização das doenças malignas que acometem os órgãos da cabeça e do pescoço. “Como exemplo, podemos citar a pele, boca (lábios, gengiva, língua), a faringe (amigdala), a laringe (cordas vocais), a tireoide entre outras estruturas”, explica o médico.

Lenzi aponta que os fatores de risco para câncer de cabeça e pescoço são variáveis, dependendo do local em que ocorre a neoplasia. “Na pele, o principal fator de risco é exposição solar. Nos tumores que acometem boca, faringe e laringe o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas são os principais fatores de risco, atualmente associado a infecção pelo vírus HPV (principalmente na faringe) e a má higiene bucal”.

Segundo o cirurgião, os homens são mais acometidos em relação às mulheres devido aos hábitos sociais de fumar e beber. Isso é verdade numa proporção de 8 homens para duas mulheres nos casos do câncer de boca, faringe e laringe.

“Já nos casos de câncer de tireoide, a incidência nas mulheres é maior do que nos homens, sendo o quinto tumor mais incidente em mulheres na região sudeste. O câncer de pele não escolhe sexo, quem se expõe ao sol de maneira inadequada está aumentando a chance de ter câncer de pele”, explicou o médico.

Quanto ao diagnóstico, o Dr. Jeferson Lenzi informa que deve ser feito pelo especialista, mas o paciente deve estar atento aos sintomas simples: feridas na boca que não cicatrizam em três semanas, dor ou dificuldade ao engolir, sangramento na boca, rouquidão por mais de 15 dias, caroço no pescoço (pode doer ou não), lesões de pele que não cicatrizam e pinta preta na pele. “Na maioria dessas situações, o diagnóstico é feito com exame pelo especialista (exame clínico e videolaringoscopia), confirmação com biópsia e outros exames complementares como ultrassonografia, tomografia computadorizada, entre outros”.

Dr. Jeferson Lenzi ressalta a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. “Um câncer de cabeça e pescoço em sua fase inicial tem cura, resultados estéticos e funcionais muito bons”, destacou o cirurgião.

Sobre o Grupo Oncoclínicas

Fundado em 2010, é o maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. Possui atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 11 estados brasileiros. Atualmente, conta com mais de 60 unidades entre clínicas e parcerias hospitalares, que oferecem tratamento individualizado, baseado em atualização científica, e com foco na segurança e o conforto do paciente.

Seu corpo clínico é composto por mais de 450 médicos, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pelo cuidado integral dos pacientes.

O Grupo Oncoclínicas conta ainda com parceira exclusiva no Brasil com o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado a Harvard Medical School, em Boston, EUA.

Para obter mais informações, visite www.grupooncoclinicas.com.