Iniciativa faz parte do programa “O que importa para você?”,
que visa tornar a rotina de internação mais agradável para os pacientes

Internações hospitalares podem ser um processo longo, conforme a necessidade do paciente. Para dar um pouco mais de leveza ao momento, o Hospital Evangélico de Vila Velha aderiu ao programa “O que importa para você?”, que visa atender aos desejos dos pacientes.

Um desses pacientes é José Anatalino, de 67 anos. Ele está internado há mais de 50 dias, para tratar as complicações de um transplante. Ao ser abordado pela equipe do programa, não fez pedidos, mas contou que faria aniversário no dia 9 de julho. Resultado: ele vai ganhar uma festinha de aniversário no hospital.

“O que queremos com o projeto é justamente transformar a experiência do nosso paciente. Queremos que ele se sinta abraçado pela equipe e que, apesar da internação, tenha mais conforto e uma melhora no tratamento”, explicou a coordenadora da Equipe Multidisciplinar do Hospital, Camyla Bastos.

O projeto foi implementado recentemente e aprovado pelos pacientes que participaram. A intensão do hospital é ampliar o atendimento de desejos. “As primeiras intervenções já mostraram um efeito muito positivo. Queremos que os pacientes lembrem do hospital com carinho e com a certeza de que fizemos o melhor. A alegria na expressão dos pacientes e a possibilidade de realizar um desejo, por menor que seja, é muito gratificante para nós”, finalizou Camyla.

Sobre o projeto “O que importa para você?”

O projeto “O que importa para você?” nasceu de um movimento nos Estados Unidos por volta dos anos 2000. Para aumentar a visibilidade, o dia 6 de junho foi escolhido como o dia do “O que importa para você?”, na Noruega em 2014. A ação ganhou representantes na Europa e, na América Latina, a Associação Congregação de Santa Catariana (ACSC) foi a pioneira a aderia à campanha, em 2016.

No Espírito Santo, o Hospital Evangélico de Vila Velha é um dos primeiros a desenvolver ações inspiradas nesse movimento de humanização.

Sobre o Hospital Evangélico

Fundado em 1972, a história do Hospital Evangélico de Vila Velha começa anos antes, em 1956, quando começou a ser idealizado pelas igrejas Batista, Cristã Evangélica Casa de Oração, Evangélica de Confissão Luterana, Metodista, Presbiteriana do Brasil e Presbiteriana Unida, que compõem a Aebes. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar e é referência em urgência e emergência cardiovascular e habilitado em média e alta complexidades nas especialidades: Cardiovascular, Neurocirurgia, Bariátrica, Oftalmologia, Oncologia e transplantes de rim, córnea, coração, ossos e tecidos. O Hospital Evangélico de Vila Velha é o único hospital filantrópico capixaba que conquistou a classificação máxima em gestão hospitalar: a certificação de excelência ONA nível 3.