Apoiado pela Suzano, o evento apresenta à sociedade civil e a instituições públicas e privadas diretrizes para o uso sustentável do mar na Bahia

Teve início nesta quarta-feira, 17, o Festival das Baleias, em Nova Viçosa. O evento, apoiado pela Suzano, será realizado até o próximo dia 21, domingo, e traz como tema principal a preocupação com a conservação da vida marinha.

Em sua sexta edição, o Festival das Baleias acontece na época em que as baleias jubarte migram para o litoral baiano para o período de reprodução. O evento reúne instituições públicas e privadas, pesquisadores, educadores, estudantes e a sociedade civil em torno da preservação da vida marinha.

Até o próximo domingo, os visitantes da cidade baiana poderão encontrar cultura, culinária local, diversão, artesanato, exposições de fotografia, atrações musicais e uma gincana ecológica em um único lugar. A novidade deste ano no Festival é o lançamento da primeira Festa Literária da Turma da Juba (FLIJUBA).

A edição do Festival traz também o V Simpósio do Mar, que acontece nos dias 18 e 19 de julho (quinta e sexta-feira), no Centro de Treinamento. Com mesas redondas e palestras de pesquisadores e ativistas ambientais, o foco do simpósio é a construção da proposta de diretrizes para o uso sustentável do mar na Bahia.

As diretrizes têm como objetivo orientar as autoridades competentes, a iniciativa privada e a sociedade civil em relação à implementação de políticas públicas setoriais, ambientais e urbanas na zona costeira. Assim, o evento busca enfatizar a necessidade de normas relacionadas à conservação e preservação de recursos naturais renováveis e não renováveis na costa e no oceano. O Simpósio do Mar é uma iniciativa do Instituto Redemar – Rede Viva, Mar Vivo – e faz parte da programação oficial do Festival das Baleias.

Sobre a Suzano – A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.