A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) debate o tema e alerta sobre os principais sinais e sintomas da doença

 Você sabia que, em 2019, cerca de 12.500 novos casos de câncer infanto-juvenil deverão ser registrados no Brasil? É o que aponta a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA). No Espírito Santo, serão 230 novos casos. No país, assim como em países desenvolvidos, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença na faixa etária entre 1 e 19 anos.

No Espírito Santo, a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) estimula o debate proporcionado pelo Setembro Dourado como forma de alertar pais e responsáveis para ficarem atentos aos primeiros sinais e sintomas da doença. Na tarde desta sexta-feira (6), a instituição fará a abertura oficial da campanha.

O lançamento será a partir das 14 horas, na sede da Acacci, em Jardim Camburi, com apresentação do coral do Secri e a presença do personagem Batman, que vai interagir com as crianças. Cristiano Zanetta é o empresário que passou a dar vida à figura do Batman em hospitais que realizam tratamento de crianças com câncer, levando mensagens de coragem, força e motivação. Ele é reconhecido como Batman do Brasil no mundo.

Segundo o empresário, a evolução e a melhora no quadro dos pequenos pacientes foram comprovadas por psicólogos e médicos das instituições que recebem as visitas. “Trabalho com projeto social do Batman há 13 anos. Tenho o objetivo de trabalhar com pessoas com depressão e pensam em desistir ou já desistiram do tratamento. Compartilho algumas técnicas, como a própria ciência do Batman, que trabalha o medo, a dor e a raiva. Compartilho um propósito de vida com os pacientes e a partir disso, tento mostrar para eles o impulso necessário para atingir seus sonhos e objetivos para vencer a doença”, destacou Zanetta.

De acordo com a oncologista pediátrica Gláucia Perini Zouain-Figueiredo, os sinais do câncer na infância muitas vezes são imprecisos e os pais devem estar sempre alertas. “Se houver qualquer anormalidade, a criança ou o adolescente deve ser avaliado pelo médico. Vale lembrar que em uma primeira consulta pode não ser levantada a suspeita de câncer, já que se trata de doença pouco frequente, com sinais ou sintomas relacionados a doenças comuns na infância. Caso os sintomas persistam, a criança ou o adolescente deve retornar ao médico. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são maiores que 80%”, destaca a oncologista.

Ela alerta ainda que é importante lembrar que os sinais e sintomas costumam vir associados e são progressivos e o diagnóstico deve ser feito pelo médico. Existem diversas manifestações que se constituem em sinais e sintomas de alerta. Confira abaixo alguns deles e fique atento.

Principais sinais e sintomas:

– Palidez progressiva;

– Sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas;

– Febre prolongada, sem causa definida;

– Vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã.

– Alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços

– Caroços em qualquer lugar do corpo;

– Ínguas que não resolvem;

– Dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças;

– Brilho branco nos olhos quando a criança sai em fotografia com flash.

Sobre a Acacci

A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), criada em 15 de março de 1988 e tem como objetivo oferecer a crianças e adolescentes com câncer condições dignas de assistência e tratamento, prestando diversos serviços oferecem aos assistidos suportes nas dimensões psicossocial, integrativa e complementar.

A Instituição possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS) e é também certificada pela ISO 90001, norma que especifica requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade. Em 2018, a Acacci foi premiada com o Troféu Atitude de Ouro, na categoria Voluntariado, do Instituto Ronald Mcdonald (IRM). Saiba mais sobre a Acacci em: https://acacci.org.br/.

Serviço

Abertura da Campanha Setembro Dourado – Acacci

Data: Sexta-feira (6/9)
Horário: A partir das 14h
Local: Acacci
Endereço: Rua Domingos Póvoa Lemos, 297 – Jardim Camburi, Vitória – ES

Confira a programação

14h – Acolhimento/Brincadeiras infanotojuvenil
14h – Batman (interação com o público)
15h –  Coral do Secri
15h30 – Lanche
16h – Apresentação da campanha com representantes da ACACCI
16h30 – Encerramento com o laço dourado