O mutirão, que visa orientar pacientes sobre o pré-operatório, será na manhã deste sábado (5) e terá o apoio da Sociedade Capixaba de Endocrinologia

Mais conhecido por ser o mês da campanha de prevenção sobre o câncer de mama, outubro também é o mês de conscientização sobre obesidade, e o Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) – uma das três unidades de saúde que realizam cirurgia bariátrica pelo SUS no Espírito Santo – promove neste sábado um mutirão de orientação para pacientes inscritos no seu Programa de Cirurgia Bariátrica. O objetivo da iniciativa, que será realizada em parceria com a Sociedade Capixaba de Endocrinologia, é orientar os pacientes sobre o pré-operatório e tratar comorbidades, como diabetes, hipertensão e obesidade.

Segundo o coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica do HEVV, Dr. Tarcisio Zovico, é comum os pacientes atrasarem a realização da cirurgia por não estarem fisicamente aptos a passar pelo procedimento. Isso porque a bariátrica precisa ser feita em condições que garantam a segurança do paciente e que favoreçam a recuperação após a cirurgia.

“Para isso, o paciente também precisa fazer a sua parte, controlando o diabetes, por exemplo”, explica ele, destacando que a orientação sobre esse tema será um dos focos do mutirão de sábado. Outro aspecto a ser abordado, segundo o médico, é a necessidade de o paciente diminuir o peso antes da cirurgia, o que também é um dos fatores que contribui para o sucesso do procedimento.

O atendimento aos pacientes, durante o mutirão, será feito por uma equipe multidisciplinar do HEVV e da Sociedade Capixaba de Endocrinologia. Além de médicos endocrinologistas, a equipe inclui enfermeiro, nutricionista e psicólogo. O mutirão será no HEVV, das 8 às 12 horas, e serão atendidos cerca de 50 pacientes previamente inscritos, que já fazem parte do Programa de Cirurgia Bariátrica do hospital.

Referência em cirurgia bariátrica no Espírito Santo, o HEVV realiza em média 20 cirurgias do tipo por mês, pelo SUS. Atualmente, cerca de 1.300 pessoas inscritas no Programa de Cirurgia Bariátrica do hospital aguardam pelo procedimento.

Sobre o Hospital Evangélico

Fundado em 1972, a história do Hospital Evangélico de Vila Velha começa anos antes, em 1956, quando começou a ser idealizado pelas igrejas Batista, Cristã Evangélica Casa de Oração, Evangélica de Confissão Luterana, Metodista, Presbiteriana do Brasil e Presbiteriana Unida, que compõem a Aebes. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar e é referência em urgência e emergência cardiovascular e habilitado em média e alta complexidades nas especialidades: Cardiovascular, Neurocirurgia, Bariátrica, Oftalmologia, Oncologia e transplantes de rim, córnea, coração, ossos e tecidos. O Hospital Evangélico de Vila Velha é o único hospital filantrópico capixaba que conquistou a classificação máxima em gestão hospitalar: a certificação de excelência ONA nível 3, além da ISO 9001:2015.