Realizado em parceria com a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABbri), o curso abrange a atuação do profissional brinquedista na área educacional e hospitalar

Você sabe o que faz um brinquedista? É um profissional apto a montar, organizar e atuar em brinquedotecas. Com o objetivo de propiciar embasamento teórico e prático em uma visão atual e dinâmica para formação de brinquedistas, abrangendo a sua atuação na área educacional e hospitalar, a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) e a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABbri) promovem, entre os dias 25 a 27 de outubro e 9 e 10 novembro, o curso Formação de Brinquedista.

A capacitação, inédita no estado, traz profissionais conceituados da área e será realizada Acacci, em Jardim Camburi. Para se inscrever, os interessados podem acessar: www.acacci.org/formacao. Mais informações sobre a inscrição podem ser obtidas por meio do telefone (27) 99942-5693 ou pelo e-mail pedagogia@acacci.org.br.

O curso é voltado para profissionais da área da educação, saúde e pessoas que tenham interesse no desenvolvimento infantil. De acordo com Ana Karyne Furley, pedagoga e responsável pela brinquedoteca da Acacci, o objetivo do curso, é formar profissionais que possam trabalhar dentro do ambiente hospitalar, de acordo com a Lei 11.104.05 (a Lei da Brinquedoteca Hospitalar). “Temos o intuito de capacitar profissionais para desenvolverem atividades por meio da ludicidade e aprendizagem”, explicou Ana Karyne.

O curso Formação de Brinquedista também visa oferecer fundamentos práticos sobre a implantação e operacionalização de brinquedotecas. Entre os diversos temas que serão trabalhados estão os tipos de brinquedotecas, o perfil profissional do brinquedista e sua atuação na brinquedoteca frente às crianças e famílias. Aborda, ainda, o cuidado em uma brinquedoteca, o papel da escuta e a arte de contar histórias, entre outros.

Ana Karyne destacou alguns professores que estarão presentes, entre eles Ediclea Mascarenhas, autora da Lei da Classe Hospitalar (13.716/18); a professora Maria do Carmo, referência mundial em jogos e brincadeiras; e a Beatriz Piccolo Gimenes, uma das autoras do Primeiro Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O encerramento do curso terá a apresentação de Rodrigo Campanelli, ator de peças teatrais infantis que atua há mais de 20 anos com o público jovem.

Serviço

Curso Formação de Brinquedista

Data: 25 e 27/10 e 9 e 10/11

Inscrições: www.acacci.org/formacao

Informações: (27) 99942 5693 ou pedagogia@acacci.org.br