A inauguração será na segunda-feira (28); o HEVV ampliará seu parque de equipamentos de Diagnóstico por Imagem

A partir do próximo dia 28, o Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) disponibilizará o serviço de ressonância magnética à população do Espírito Santo. A ressonância magnética é um exame de imagem capaz de mostrar com definição as estruturas internas dos órgãos, sendo importante para diagnosticar vários problemas de saúde, como aneurismas, tumores ou alterações nas articulações.

A máquina tem capacidade para realizar, aproximadamente, 1.000 exames mensais, contribuindo para identificar, por exemplo, câncer, fraturas e até infecções. A gerente do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapia do HEVV, Rafaela Cutini, detalha a eficiência da ressonância para detectar doenças ainda na fase de desenvolvimento.

“O serviço de diagnóstico por imagem com ressonância magnética tem importância na prática clínica por consistir em um método de alta capacidade de diferenciar tecidos, extensão do espectro de aplicações a todas as partes do corpo humano e possibilidade de exploração em aspectos anatômicos e funcionais. Além de ser um equipamento necessário para a dinâmica de diversas especialidades médicas”, explica ela.

O médico responsável técnico pelo serviço de radiologia e diagnóstico por imagem do HEVV, Liborio Mule Júnior, complementa que o serviço é indicado em casos de múltiplas doenças, entre as quais doenças do sistema músculo-esquelético, neurológicas, do abdômen, hepáticas, cânceres abdominais e doenças vasculares em geral.

A ressonância magnética é um exame de última geração que faz parte do arsenal diagnóstico para a definição de tratamentos específicos e acompanhamentos em respostas terapêuticas após tratamentos devido à sua grande sensibilidade em várias doenças. “Para ter acesso ao procedimento é necessária uma solicitação de exame do SUS, já autorizada pela Secretaria de Saúde, ou qualquer solicitação de planos de saúde suplementares em geral”, acrescenta o médico Liborio Mule Junior.

Sobre o Hospital Evangélico

Fundado em 1972, a história do Hospital Evangélico de Vila Velha começa anos antes, em 1956, quando começou a ser idealizado pelas igrejas Batista, Cristã Evangélica Casa de Oração, Evangélica de Confissão Luterana, Metodista, Presbiteriana do Brasil e Presbiteriana Unida, que compõem a Aebes. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar e é referência em urgência e emergência cardiovascular e habilitado em média e alta complexidade nas especialidades: Cardiovascular, Neurocirurgia, Bariátrica, Oftalmologia, Oncologia e transplantes de rim, córnea, coração, ossos e tecidos. O Hospital Evangélico de Vila Velha é o único hospital filantrópico capixaba que conquistou a classificação máxima em gestão hospitalar: a certificação de excelência ONA nível 3, além da ISO 9001:2015.