Hidratação reforçada com água de coco e isotônicos podem amenizar os efeitos da ressaca após as comemorações

Os cardápios das comemorações de fim de ano despertam a atenção pela variedade de comidas e bebidas. Mas tamanha abundância gastronômica, principalmente o excesso de álcool, pode comprometer a diversão e causar riscos à saúde. De acordo com Diogo Barreto, coordenador de cardiologia do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), os efeitos do álcool têm algumas fases. “Inicialmente há um aumento da frequência cardíaca habitual e da pressão arterial. Já em um segundo momento, o consumo está mais associado à depressão do sistema nervoso central, causando sonolência, início de torpor e até risco de coma alcoólico”, explica.

O especialista, que também atua como coordenador de Residência Médica do HEVV, explica que as bebidas alcóolicas inibem o hormônio ADH, também chamado de ‘hormônio antidiurético’, e provocam desidratação. “A ressaca nada mais é que o efeito do álcool no organismo associados à desidratação causada pela inibição do hormônio ADH”, enfatiza.

A ressaca tem sintomas conhecidos, como dor de cabeça, náusea e vômito. Para evitar as consequências do excesso de álcool, o cardiologista recomenda uma alimentação específica. “No dia seguinte às festas escolha alimentos leves e líquidos, frutas suculentas e beba bastante água de coco. Fuja das comidas pesadas porque o estômago já está prejudicado”.

O cardiologista do HEVV destaca que é possível aproveitar as festas sem prejuízos: “A orientação geral é beber com moderação, evitar os excessos e lembrar da hidratação. Capriche no consumo de água, água de coco e isotônicos”, orienta o médico Diogo Barreto.

Sobre o Hospital Evangélico

Fundado em 1972, a história do Hospital Evangélico de Vila Velha começa anos antes, em 1956, quando começou a ser idealizado pelas igrejas Batista, Cristã Evangélica Casa de Oração, Evangélica de Confissão Luterana, Metodista, Presbiteriana do Brasil e Presbiteriana Unida, que compõem a Aebes. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar e é referência em urgência e emergência cardiovascular e habilitado em média e alta complexidades nas especialidades: Cardiovascular, Neurocirurgia, Bariátrica, Oftalmologia, Oncologia e transplantes de rim, córnea, coração, ossos e tecidos. O Hospital Evangélico de Vila Velha é o único hospital filantrópico capixaba que conquistou a classificação máxima em gestão hospitalar: a certificação de excelência ONA nível 3, além da ISO 9001:2015.