A iniciativa começou em 2013 com um pequeno grupo de agricultores. Hoje, mais de 20 voluntários contribuem com o ato de solidariedade

É com espírito de solidariedade que 25 agricultores do distrito de Pedra Azul, em Domingos Martins, dedicam tempo para contribuir com a alimentação dos pacientes do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV). Cerca de 70 caixas de verduras, legumes e frutas são doadas semanalmente, uma iniciativa que existe há seis anos. A manutenção do hospital, que é filantrópico, conta com o apoio de muitos voluntários.

Um deles é o agricultor Oliede Gagno, de 54 anos. Ele conta que decidiu ajudar após a internação de um familiar no HEVV, em 2015. “Meu pai ficou internado por 28 dias, período em que pude pesquisar um pouco mais e conhecer a iniciativa. Depois que ele teve alta médica, a família decidiu contribuir com doações de inhame, couve-flor e abóbora”, relata ele.

Os alimentos são servidos em refeições diárias aos pacientes e funcionários do hospital, contribuindo para uma significativa redução dos custos. “Recebemos uma gama de alimentos de qualidade. Sem esse aporte, nosso custo seria muito maior. Agora, seis anos depois, temos uma relação fortalecida com os agricultores. Somos gratos pela ajuda e, principalmente, reconhecemos a importância desse ato de solidariedade”, enfatiza o diretor de Relações Institucionais do HEVV, Ricardo Ewald.

As doações podem ser feitas por qualquer pessoa. O hospital também recebe produtos de higiene pessoal e fraldas geriátricas, que são entregues aos pacientes que necessitam desses itens.

Para participar da corrente de solidariedade, basta entrar em contato com a equipe de Projetos Sociais pelos telefones (27) 2121-3723 ou (27) 2121-3755.

Sobre o Hospital Evangélico

Fundado em 1972, a história do Hospital Evangélico de Vila Velha começa anos antes, em 1956, quando começou a ser idealizado pelas igrejas Batista, Cristã Evangélica Casa de Oração, Evangélica de Confissão Luterana, Metodista, Presbiteriana do Brasil e Presbiteriana Unida, que compõem a Aebes. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar e é referência em urgência e emergência cardiovascular e habilitado em média e alta complexidades nas especialidades: Cardiovascular, Neurocirurgia, Bariátrica, Oftalmologia, Oncologia e transplantes de rim, córnea, coração, ossos e tecidos. O Hospital Evangélico de Vila Velha é o único hospital filantrópico capixaba que conquistou a classificação máxima em gestão hospitalar: a certificação de excelência ONA nível 3, além da ISO 9001:2015.