Fundão, Ibiraçu, Conceição da Barra e Aracruz foram destaque na cerimônia de reconhecimento, que aconteceu no dia 11 de fevereiro, em São Paulo.

Projetos desenvolvidos no Espírito Santo foram destaques na Premiação da Parceria pela Valorização da Educação (PVE) – 2019, um programa do Instituto Votorantim apoiado pela Suzano. A cerimônia de reconhecimento aconteceu no dia 11 de fevereiro, em São Paulo, e reuniu secretários e técnicos de Educação dos 101 municípios participantes.

As frentes de Gestão Educacional (Fundão), Mobilização Social (Ibiraçu), e Rede Jovem (Conceição da Barra/Aracruz) foram reconhecidas pelas ações desenvolvidas ao longo do ano e que contribuíram diretamente com melhorias na área de educação. A avaliação levou em consideração critérios como abrangência, capilaridade, envolvimento de diversos setores, entre outros. 

Dentre as premiações recebidas pelos projetos está a viagem ao município de Sobral, no Ceará, região considerada referência em educação em âmbito nacional. Os municípios premiados terão a oportunidade de conhecer as principais iniciativas responsáveis pelo excelente resultado, além de compartilhar conhecimento e vivência.

Para a secretária municipal de Fundão, Magda Luiza Bertolini Tótola, a parceria através do PVE foi essencial para despertar novas ideias. “Um projeto que surgiu para alavancar a educação do município. A experiência nos proporcionou reflexões capazes de nos tirar da zona de conforto, para que pudéssemos repensar profundamente. A mentoria com a professora e gestora pública Claudia Costin foi um divisor de águas. Ao longo de oito encontros, ela ouviu nossas demandas e nos orientou, compartilhando parte de sua ampla vivência no assunto”, reflete.

Em Ibiraçu, a secretária municipal de Educação, Valeria dos Santos Rosalem, notou um aumento significativo da participação da comunidade nas ações de incentivo à leitura. “Conquistar o prêmio na categoria Mobilização Social nos autoriza a afirmar que as nossas comunidades fazem parte do grande desafio que é melhorar a qualidade da educação do município. Não é uma tarefa fácil, mas, quando realizada com a participação, engajamento e, principalmente, sentimento de corresponsabilidade, os resultados são o que nossos alunos têm por direito: um avanço crescente e contínuo na qualidade da aprendizagem”, pontua.

Novos rumos

Para este ano, uma nova metodologia está em construção pela equipe formada pela Suzano, parceiros e especialistas na área. A empresa mantém a sua proposta de contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde atua, além de promover a qualificação das práticas de gestão educacional.

Sete municípios do Espírito Santo e três da Bahia participam da iniciativa, que abrange mais de 200 escolas dessas regiões. Para alcançar resultados que promovam a diferença, o programa reúne gestores escolares, coordenadores pedagógicos, técnicos da Secretaria de Educação e professores da rede pública para elaboração de ações e atividades estratégicas de fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.