Desde o início da parceria já foram doadas mais de 18 toneladas de embalagens descartadas nos restaurantes

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, tem como uma de suas prioridades o Desenvolvimento Sustentável  e, por isso, os restaurantes da rede adotam ações que reforçam este compromisso, como usar embalagens produzidas a partir de papel obtido de plantios florestais certificados pelo Forest Stewardship Council (FSC), que atesta a origem sustentável dos materiais utilizados.

Desde outubro de 2019, o McDonald’s Espírito Santo firmou parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, da Ilha da Vitória (Amariv), que passou a recolher os resíduos descartados em quatro restaurantes da capital capixaba. Desde então, cerca de 18 toneladas de materiais foram encaminhadas à associação, uma média de 6 toneladas/mês. Segundo Leonardo Lima, Diretor Corporativo de Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados, “ações como essa reforçam nossa política global chamada Escala para o Bem, em que usamos o nosso tamanho e alcance para impulsionar o progresso social e ambiental. Com essa iniciativa, buscamos trazer soluções eficazes, mostrando que com a educação e conscientização conseguimos impactar a comunidade em que vivemos e até o planeta”.

A coordenadora de Qualidade, Serviço e Sustentabilidade do McDonald’s Espírito Santo, Érika Lissany da Silva, explica que, além dos resíduos descartados pelos clientes, os materiais doados à Amariv incluem as embalagens de insumos utilizados na operação dos restaurantes (caixas de papelão). Ela acrescenta que o sucesso da ação também passa por um processo de educação e conscientização dos clientes para que descartem adequadamente as embalagens.

A Amariv é uma associação civil, sem fins lucrativos, que desenvolve atividades com objetivo de incentivar a inclusão social das famílias de catadores atendidas pelo projeto, por meio da geração de trabalho e renda, além de contribuir para o desenvolvimento de uma cidade cada vez mais sustentável. O presidente da Associação, Lucio Heleno Barbosa, enfatiza que o material doado pelo McDonald’s Espírito Santo é revertido em renda para os cerca de 26 associados, contribuindo para o sustento de suas respectivas famílias. “Além disso, a parceria do McDonald’s sinaliza que grandes empresas privadas podem contribuir com o meio ambiente e com a preservação ambiental, a partir de atitudes como o apoio no descarte correto do lixo”, destaca o presidente da Amariv.

Sobre a Arcos Dorados

 A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. A Companhia opera ou franqueia mais de 2.200 restaurantes McDonald’s com mais de 90.000 funcionários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no América Latina. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO).  Para saber mais sobre a Companhia visite a seção de Investidores de nosso site: www.arcosdorados.com/ir