Professor da Faculdade Estácio/ES dá dicas práticas para preservar a saúde da coluna

Em tempos de isolamento social, o home office tornou-se a alternativa de muitas empresas. No entanto, alguns hábitos repetitivos afetam nossa saúde, mesmo em casa. Ficar horas na mesma posição e o uso repetitivo e forçado dos músculos são exemplos que podem gerar dores crônicas na coluna e articulações.

“Dores no pescoço, braços, lombar e pernas; dormência; desconforto; desalinhamento da coluna; lesões nas articulações e má circulação sanguínea estão entre as consequências graves causadas no corpo pela falta de consciência postural”, explica Arlindo Elias Neto, professor do curso de Fisioterapia da Estácio de Vitória.

E para evitar lesões e tornar seu home office mais saudável, o especialista sugere algumas dicas:

  1. Posicione as pernas em um ângulo de 90º e mantenha os pés ao chão ou apoiados. A boa postura das pernas evita a tensão nas articulações das pernas.
  2. Mantenha a cabeça e pescoço alinhados. Os olhos devem estar no centro do monitor e é importante ter uma distância de 40 a 70 cm para que fique confortável e não canse a visão. É possível utilizar suportes para monitor ou notebook, por exemplo.
  3. Mantenha as costas apoiadas no encosto da cadeira e os ombros levemente para trás. Evite sentar na ponta do assento. Cadeiras ergonômicas facilitam essa postura.
  4. Apoie o antebraço sobre a mesa, mas evite que os cotovelos fiquem para baixo.
  5. Faça intervalos para reduzir a pressão nos discos vertebrais, tensões na coluna, ombros e na área cervical e para melhorar a circulação sanguínea. Dê uma pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados.
  6. Alongue o seu corpo, sobretudo braços, pescoço, costas e pernas.
  7. Beba água (hidratar-se) com regularidade.