A iniciativa visa conectar os desafios de grandes empresas às propostas de solução de startups inovadoras. Dos 16 desafios, dois serão apresentados pela Suzano. 

Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, é uma das parceiras do Programa de Empreendedorismo Industrial 2020. A iniciativa, promovida pelo Laboratório de Inovação da Findes – Findeslab – ES, visa conectar os desafios de grandes empresas às propostas de solução de startups inovadoras, que serão desenvolvidas de forma colaborativa com diversos atores do ecossistema e em parceria com o Senai.

O lançamento da segunda chamada do edital acontece nesta quinta-feira (3/9), às 18 horas, em live transmitida no YouTube do Findeslab. Dos 16 desafios que serão apresentados pelas empresas parceiras, dois são da Suzano e estão alinhados com os direcionadores de cultura da companhia.

“A conexão com os ecossistemas de inovação é fundamental para fomentar soluções e oportunidades de impacto. Esperamos fomentar soluções em linha com o conceito de inovabilidade, palavra que deriva da junção de inovação e sustentabilidade, que são conceitos fortes na cultura Suzano. Estamos felizes com essa parceria e ansiosos para ver o resultado”, destaca Robert Cardoso Sartório, especialista P&D da Suzano.

Com a divulgação do edital, a expectativa é de que as startups submetam as propostas de solução para os respectivos desafios. Os projetos serão selecionados com base na sua competência tecnológica e o Programa de Empreendedorismo Industrial é uma oportunidade para o desenvolvimento de startups.

As iniciativas serão desenvolvidas em cinco etapas, que incluem a seleção das startups, conceito, desenvolvimento, validação e monitoramento. A previsão é que todos sejam concluídos até junho de 2022. Ao longo deste processo, as empresas parceiras serão responsáveis por acompanhar e validar os projetos, assegurando que os desafios sejam transformados em oportunidades.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.