A segunda edição do Sarau Do Manguezal contou com a participação de crianças do projeto Dona Flora e Ciranda, Cirandinha

A Suzano, por meio do Programa de Educação Ambiental de Caravelas, promoveu o seu II Sarau do Manguezal, especial de Dia das Crianças, com uma homenagem ao mangue. Por conta da pandemia, o sarau foi realizado pela segunda vez em formato virtual. O objetivo é promover e dar voz às manifestações artísticas do território e valorizar o ambiente natural tão comum em Caravelas. O vídeo ressalta a importância ecológica e econômica dos manguezais, a fim de repensar o extrativismo sustentável, as relações sociais com o mangue, sua preservação e conservação.

O II Sarau do Manguezal reuniu crianças do projeto Dona Flora, em Alcobaça, e do projeto “Ciranda, Cirandinha”, em Caravelas. O vídeo traz músicas, poemas e o cordel, feito por Davizinho, do projeto Dona Flora. O sarau também traz a apresentação da Filarmônica de Ponta de Areia, também de Caravelas, com a música “Peixei no Prato”, a poesia de Odara Galdino, do grupo Afrobrasileiro de Antropologia Cultural Umbandaum, e a música de Naum Galdino.

O projeto virtual teve início em julho deste ano com a primeira edição do sarau online, intitulada “Da Lama ao Prato”. As obras são apresentadas virtualmente (textos, fotografias, vídeos) através da plataforma Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ufEI7aPTb1w&t=176s. O Sarau do Manguezal é uma iniciativa do Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental da Dragagem ao acesso do Canal do Tomba, que promove diversas atividades com as comunidades do município de Caravelas, Nova Viçosa e Alcobaça.

O programa promove a gestão territorial e melhoria da qualidade de vida das comunidades extrativistas por meio de educação ambiental crítica, transformadora e emancipatória. O planejamento e execução das ações são realizados em parceria com a VB Ambiental.

Alinhado com os Direcionadores de Cultura da Suzano, dentre eles o de que “só é bom para nós se for bom para o mundo”, a iniciativa do sarau reforça o comprometimento da empresa em desenvolvimento social, garantindo o desenvolvimento local e territorial de maneira conjunta a participativa, em parceria com comunidades, instituições de apoio e movimentos sociais, a partir de projetos de educação e valorização cultural.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Tags: