Desenvolvido pela Portocel em parceria com a Childhood Brasil, o movimento Agente do Bem ganha contornos importantes com a capacitação de multiplicadores no município de Aracruz

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, foi realizado o primeiro ciclo de formação de multiplicadores do movimento Agente do Bem, com o propósito de criar uma rede de pessoas preparadas para disseminar e atuar na prevenção e na mitigação de riscos da violência sexual contra crianças e adolescentes. O treinamento aconteceu de forma virtual e foi ministrado pela Childhood Brasil (instituição que atua para garantir a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, com foco na prevenção e no enfrentamento da violência sexual).

Cerca de 25 participantes, entre colaboradores de Portocel, representantes de empresas parceiras e representantes de sindicatos, vivenciaram três dias de sensibilização, orientação e direcionamentos sobre o que é abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, como lidar com a situação, como agir e onde denunciar as diferentes formas dessa perversa violação de direitos. O último dia promoveu uma reflexão com os multiplicadores sobre as oportunidades e desafios de atuar como multiplicadores na empresa e no munícipio de Aracruz.

Aracruz é o primeiro município do Espírito Santo com uma Lei que dispõe as diretrizes para elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes (2020-2030), Lei nº 4.325, publicada em 24 de setembro no Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo. A elaboração do Plano Municipal teve a participação ativa da Portocel com assessoria da Childhood Brasil em todo o processo, que levou à aprovação da Lei Municipal.

O Coordenador Administrativo da Portocel, Júlio César de Oliveira e Silva, ressaltou durante o treinamento que este projeto é muito especial pela nobreza e relevância do tema, que é tão carente de apoio no Brasil. “A Portocel sempre teve forte atuação na comunidade de seu entorno e com a implementação do Agente do Bem ampliamos nosso apoio e nosso desejo de sermos uma empresa que promove não só desenvolvimento, mas também a transformação social”, disse.

Júlio disse ainda que, além do marco de aprovação da Lei nº 4.325, o movimento Agente do Bem começa a sair do papel para ganhar vida e isso é muito significativo para a empresa e a comunidade.  

A Gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, Eva Dengler, pontuou: o movimento Agente do Bem realizado pela Portocel em Aracruz é um exemplo de que a atuação na prevenção e mitigação de riscos de uma empresa tem um grande potencial de impactar tanto seus colaboradores como fornecedores e a comunidade do entorno. Mais do que sensibilizar para uma das mais perversas violações de direitos humanos, a Portocel está investindo num legado no município onde opera.

Com a rede de multiplicadores do movimento Agente do Bem formada, diversas iniciativas acontecerão a partir de 2021 inclusive um webinar que vai promover um engajamento intersetorial entre comunidade, órgãos públicos e empresas privadas.

O movimento Agente do Bem busca proteger crianças e adolescentes contra todos os tipos de violência, em especial a sexual. Em Aracruz, o movimento teve início em 2018, inspirado pela constatação de uma grave violação de direitos humanos. As denúncias e casos de exploração sexual infantil revelaram-se uma questão presente no município e a empresa entendeu que o tema precisava ser tratado, com a parceria do setor público.

Sobre Portocel

Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano, Portocel é reconhecido por sua eficiência na movimentação de produtos florestais e outras cargas, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de oil & gas. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra. Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país.

Sobre a Childhood Brasil

A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation, instituição internacional criada em 1999 pela Rainha Silvia, da Suécia.  O seu foco de atuação é a proteção da infância e adolescência contra o abuso e a exploração sexual. A organização se tornou referência no país pois já desenvolveu e apoiou projetos que vêm transformando a realidade da infância brasileira vulnerável à violência, dando visibilidade e dimensão ao problema, implantando soluções efetivas adotadas por setores empresariais, serviços públicos e educando a sociedade em geral. Para mais informações, acesse o site: www.childhood.org.br

Tags: