Cursos na área da estética e alimentação são oferecidos de graça para a comunidade

Desde janeiro deste ano, o Instituto Abequar, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins econômicos, já qualificou em torno de 300 pessoas para o mercado de trabalho, por meio de parceria com a Suzano, empresa referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto. Até o final de julho, mais de 500 pessoas serão contempladas com os cursos gratuitos.

O instituto funciona no segundo piso do prédio do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de São Mateus, localizado no bairro Ayrton Senna, e recebeu recursos da Suzano na ordem de R$ 500 mil, contemplados por meio de Carta-Convite, para aquisição de materiais, equipamentos e ministração de cursos e oficinas.

“A gente fica muito feliz com essa parceria. Em pouco tempo, nós já temos vários alunos que foram encaminhados ao mercado de trabalho e também alunos empreendedores, que estão abrindo um negócio próprio, a partir da capacitação que receberam aqui”, afirma a coordenadora do Instituto Abequar, Rosângela Miranda Santos.

Os cursos são oferecidos nos turnos matutino, vespertino e noturno, e são voltados para as áreas de estética e alimentação, são eles: cabelereiro, barbeiro, manicure, maquiagem, depilação, unha em gel, designer de sobrancelha, panificação, massas, auxiliar de cozinha, doce e confeitaria. Todos os materiais das salas de estética, assim como uma cozinha-escola totalmente equipada, foram adquiridos com o aporte financeiro da Suzano.

O instrutor do curso de cabelereiro, Ataíde Pereira Vieira, afirma que os cursos da área da estética são muito concorridos e as turmas fecham em poucos dias. “A qualificação no setor da beleza é muito cara, e aqui tudo é oferecido de graça. É uma grande oportunidade para essas pessoas que, em sua maioria, não teriam como pagar por um curso profissional como esse. Como instrutor, é gratificante ensinar e ver a felicidade dos alunos em ter essa oportunidade, que vai abrir muitas portas”, afirma.

Conforme o consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Narcisio Luiz Loss, o Instituto Abequar é apenas um dos projetos de sucesso apoiados pela empresa na região. “A iniciativa é mais uma das ações da empresa que estão em linha com o compromisso da Suzano em contribuir para que 200 mil pessoas saiam da condição de pobreza, até 2030, nas áreas de atuação da companhia. No Brasil, são consideradas abaixo da linha de pobreza pessoas com renda per capita menor que R$ 518,00 ao mês e é essa realidade que a Suzano quer ajudar a transformar”, destaca.

SOBRE A SUZANO – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br