Método inovador que já é usado no porto calcula o calado máximo para que a embarcação possa navegar em segurança e com mais carga

 

Portocel ficou em primeiro lugar e conquistou o prêmio Cubo Itaú com a implantação do Calado Dinâmico. O case de Portocel foi considerado o de maior sucesso no setor portuário no último ano e a premiação foi recebida em São Paulo, no dia 13 de julho, no evento Portos ao Cubo, que abordou as tendências do setor marítimo e portuário.

O evento é promovido pelo Cubo Network Itaú, um hub de empreendedorismo que reúne uma comunidade de startups, ou seja, empresas que apresentam soluções inovadoras para o mercado. O case do Portocel foi apresentado a essa comunidade no início de março, durante o maior evento de hub de empreendedorismo da América Latina.

O caráter inovador da iniciativa para todo o setor portuário é o grande diferencial que demonstra a competitividade do Portocel, o primeiro porto brasileiro com autorização para implementar o sistema de calado dinâmico. O sistema é altamente vantajoso para o setor portuário, porque permite calcular em tempo real e com precisão o calado máximo dos navios e a próxima janela segura para navegação. Dessa forma, a embarcação consegue operar com o maior calado possível dentro da prescrição existente, resultando no aumento da capacidade de cargas.

Com a técnica, é possível utilizar as características específicas de cada navio e do canal de acesso, considerando ainda as condições climáticas presentes no momento da manobra, como ondas, ventos e marés. Esse conjunto de fatores é chamado de condições meteoceanográficas.

“A administração do porto, com visão de futuro, precisa estar conectada às novas tecnologias de inteligência digital para identificar soluções que possam superar os desafios atuais e futuros para garantir o aumento de produtividade, otimização do uso da infraestrutura, redução de riscos operacionais, a segurança da navegação e a sustentabilidade”, afirma o Gerente de Operações Portuárias do Portocel, Gabriel Tavares.

Trata-se de mais um reconhecimento que demonstra a boa utilização dos sistemas integrados no Portocel.

Sobre Portocel – Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano, Portocel é reconhecido por sua eficiência operacional, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de óleo e gás. Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra e segue perseguindo oportunidades que confirmem a sua trajetória como um grande porto de negócios.