Prêmio Maria Luiza Dadalto será entregue no dia 24 de agosto, no Palácio Anchieta

Em meio à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que vai de 21 a 28 de agosto, a Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES), junto com o Governo do Estado, celebra as pessoas e instituições parceiras do movimento apaeano. A entrega da 8ª edição do Prêmio Maria Luiza Dadalto será realizada no dia 24 de agosto, no Palácio Anchieta

 

Este ano, os homenageados serão José Boldrini e Octacilio Geraldo do Carmos Filho, além da empresa EDP, parceira na captação de recursos para o movimento apaeano.“É sempre uma honra muito grande entregar esse prêmio a pessoas e instituições que fazem parte do nosso movimento, que é fruto dessa união e empenho”, afirma o presidente da Federação, Vanderson Gaburo.

 

Homenageado na categoria pessoa física, José Boldrini conhece o movimento apaeano como poucos. Pai de uma pessoa com deficiência, ele dedicou a maior parte de sua vida à causa. Participou da fundação da Apae Vitória e exerceu diversos cargos ao longo dos anos. Na Federação, atuou como Primeiro Diretor Financeiro da Federação das Apaes do Espírito Santo nos períodos de 2012 a 2017, também participando de comissões internas em Apae da região centro.

 

O outro homenageado na categoria pessoa física começou a trabalhar em prol das pessoas com deficiência em 1991, na Pestalozzi. Octacilio Geraldo do Carmo Filho nasceu e cresceu em Varge Alta, sempre cercado por pessoas envolvidas com o cuidado e amor ao próximo. Hoje, integra a diretoria executiva da Federação das Associações Pestalozzi do Estado do Espírito Santo (Fepestalozzi-ES).

 

Luz sobre uma causa

 

A terceira homenagem do Prêmio Maria Luiza Dadalto será concedida para a EDP. A empresa será representada pelo diretor-geral no Espírito Santo, Fernando Saliba. A EDP apoia o movimento apaeano há mais de 20 anos, através do recolhimento de doações pela conta de energia elétrica.

 

Sobre o prêmio

 

O Prêmio Maria Luiza Dadalto chega à 8ª edição reconhecendo o apoio de pessoas e instituições que integram o movimento apaeano. Iniciado em 2014, o evento foi suspenso durante a pandemia, mas retornou em 2022.

 

Sobre a Feapaes-ES

 

A Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES) é uma instituição que trabalha desde 1992 para o fortalecimento das Apaes do estado. É formada por 42 instituições, sendo 40 Apaes, a Vitória Down e a Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes).

 

A Feapaes-ES também atua na garantia de direitos, promoção da cidadania, e no assessoramento, formação e capacitação de profissionais que atuam no setor. Também articula políticas de assistência social, saúde e educação. Já a história das Apaes no Espírito Santo teve início em 1965. Hoje, são atendidas mais de 9 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla, empregando direta e indiretamente mais de 2.500 profissionais.