Por meio do Programa Voluntariar da Suzano, mais de 2.000 voluntários e voluntárias impactam positivamente as comunidades no entorno da empresa.

Voluntários se unem em favor do Meio Ambiente no Sul da Bahia. Foto: Arquivo/P6 Comunicação

O Dia Nacional do Voluntariado, comemorado no dia 28 de agosto, é uma data especial dedicada a reconhecer e celebrar o poder transformador do voluntariado. A iniciativa busca destacar a importância das pessoas que atuam compartilhando seu tempo, conhecimento e talento, sendo protagonistas da mudança desenvolvendo atividades voluntárias que beneficiem a sociedade e causem um impacto social positivo. De acordo com a pesquisa “Voluntariado no Brasil”, conduzida pelo Datafolha em colaboração com o Instituto para o Desenvolvimento Social (IDIS), mais da metade dos brasileiros já praticou ou pratica o voluntariado. Foi destacado também 15% desta população atuam como voluntários em programas de voluntariado corporativo.

A Suzano se destaca como uma empresa que estimula o trabalho voluntário por meio do Programa Voluntariar, iniciativa que há mais de duas décadas busca promover o protagonismo social do público interno da companhia, seus familiares e parceiros, buscando a transformação social que a empresa acredita. Nos últimos cinco anos já beneficiamos quase cem mil pessoas com trabalho voluntário. No primeiro semestre de 2023, a empresa contou com mais de 2.000 voluntários, impactando positivamente cerca de 7.250 pessoas nas várias regiões onde a Suzano atua.

Atuação local

Durante o primeiro semestre deste ano na Unidade Mucuri/BA, 408 voluntários atuaram em diversas iniciativas como: Formare, Contribuindo para o Futuro, Amigos da Vida (campanha de doação de sangue), Voluntariar em Ação (que incentiva a cultura do voluntariado na empresa), plantio de Corredores Ecológicos e Arena Suzano nas Comunidades. No total, as ações beneficiaram 272 pessoas, reforçando o compromisso de promover a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

União de forças para a preservação ambiental

Em março deste ano, mais de 100 voluntários se reuniram na fazenda Martinica, em Mucuri, para o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica com o intuito de formar um corredor ecológico. Aproximadamente 300 mudas de espécies nativas da região foram plantadas. A iniciativa da Suzano pretende conectar fragmentos florestais dos municípios baianos de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda, Itamaraju e Porto Seguro.

Atualmente, a Suzano está entre as finalistas do Prêmio Aplaude, na categoria #Compartilha, como destaque em Educação com o Programa Formare, desenvolvido em parceria com a Fundação Iochpe, que tem como objetivo capacitar jovens em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. As aulas são ministradas por voluntários e voluntárias da empresa, que recebem capacitação pela Fundação Iochpe e dedicam seu tempo e talento para compartilhar conhecimentos e experiências com jovens, de forma presencial e on-line. A premiação é uma iniciativa do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE, de natureza simbólica e representativa, que reconhece a atuação de organizações empresariais, organizações comunitárias e comitês de voluntários responsáveis por atividades que compartilham, colaboram e inspiram um país melhor, produzindo impactos transformadores na sociedade.

“A Suzano acredita na importância de gerar e compartilhar valor, disponibilizando tempo e talento para contribuir na construção de um mundo melhor. Nós temos muito orgulho de engajar pessoas e entidades no trabalho genuíno do voluntariado e ver o potencial desse movimento pelo Brasil, reforçando o nosso propósito de transformação social. Por isso, neste Dia do Voluntariado, gostaríamos de parabenizar as pessoas que inspiram e transformam na construindo o futuro que queremos para as próximas gerações”, finaliza Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

Quer conhecer os projetos voluntários da Suzano? Acesse o site.

Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br