Instituições afiliadas à Federação das Apaes vão eleger casal que vai representar e defender os direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla no Estado

 

“Nada sobre nós sem nós”. O lema usado na defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla vai ser colocado mais uma vez em prática, nos dias 28 e 29 de setembro, em Colatina. É quando acontece o IX Fórum de Autodefensores, organizado pela Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES). Na ocasião, serão eleitos os novos autodefensores estaduais, que passarão a atuar como porta-vozes do movimento apaeano. Mas você sabe o que faz um autodefensor?

 

O Autodefensor é o usuário da Apae eleito pelos seus colegas, com assento e voz em todas as Assembleias e reuniões da Diretoria, além de presença garantida em todos os eventos promovidos pela entidade. Ele precisa sentir-se respeitado, primeiro como ser humano, sujeito de direitos, depois como representante dos demais usuários.

 

Na autodefensoria, eles ganham espaço para lutar pela defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência, reivindicando voz e espaço para expressar suas ideias, desejos, expectativas e necessidades, buscando influenciar políticas públicas, legislação e práticas sociais para promover a inclusão e o respeito à diversidade.

 

No Espírito Santo, instituições filiadas à Feapaes-ES, incluindo 40 unidades das Apaes, a Associação dos Amigos dos Autistas (Amaes) e o Vitória Down, prestam atendimento a cerca 10 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla, bem como às suas famílias.

 

“O programa de autodefensoria é nossa porta de entrada para discutir autonomia e autogestão. Os autodefensores participam de eventos, conferências e reuniões, tendo voz e podendo opinar sobre seus direitos e suas lutas, indicando, sempre, a direção que devemos seguir enquanto movimento representativo da causa das pessoas com deficiência”, explicou Vanderson Gaburo, presidente da Feapaes-ES.

 

Os autodefensores trabalham ainda para aumentar a conscientização sobre as questões enfrentadas pelas pessoas com deficiência na sociedade ao mesmo tempo em que incentivam a sua participação ativa nas decisões que afetam suas vidas, promovendo a autonomia e a cidadania.

 

Eleição e homenagens

 

Nesta sexta-feira (29), uma assembleia geral vai eleger um casal como novos autodefensores estaduais por um mandato de 3 anos. Os representantes de todas as Apaes e Coirmãs do Estado presentes ao evento poderão votar.

 

O resultado da votação e a diplomação do novo casal de autodefensores eleito acontecerão na mesma tarde. Antes de deixarem seus postos, Paula Nascimento e Carlos Alberto Schaffel, atuais autodefensores capixabas, serão homenageados pela Feapaes-ES.

 

“A Paulinha e o Carlinhos são dois jovens admiráveis, que fizeram um grande trabalho como autodefensores do Estado. Eles são mais uma prova de que, com oportunidades, pessoas com deficiência podem ocupar qualquer lugar em nossa sociedade”, afirma Vanderson.

 

Debate sobre direitos e sexualidade

 

Além da eleição do novo casal de autodefensores do Espírito Santo, palestras e debates fazem parte da programação do IX Fórum de Autodefensores.

Na quinta-feira (28), a assistente social Juanita Pimenta, que integra a Federação das Apaes de Minas Gerais, vai abordar os desafios atuais do programa de autodefensoria.

 

Já na sexta-feira (29), a psicóloga Débora Aline Portes Lima vai falar sobre sexualidade e afetividade com responsabilidade das pessoas com deficiência.

 

Saiba mais: entenda a importância dos autodefensores

 

Quem são os autodefensores?

Autodefensores são pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla eleitos para representar e defender os direitos e interesses da comunidade apaeana perante a sociedade. Eles atuam como porta-vozes, buscando promover a inclusão, a qualidade de vida e a igualdade de oportunidades.

 

O que os autodefensores fazem?

Os autodefensores trabalham ativamente para representar e defender os direitos das pessoas com deficiência, participando de reuniões, eventos e outras atividades que contribuam para a promoção da inclusão e da igualdade.

 

Quando acontecem as eleições dos novos autodefensores do Espírito Santo? 

As eleições acontecerão durante o IX Fórum de Autodefensores, nos dias 27 e 28 de setembro, na Apae de Colatina.

 

Sobre a Feapaes-ES

A Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES) é uma instituição que trabalha desde 1992 para o fortalecimento das Apaes do estado. É formada por 42 instituições, sendo 40 Apaes, a Vitória Down e a Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes).

 

A Feapaes-ES também atua na garantia de direitos, promoção da cidadania, e no assessoramento, formação e capacitação de profissionais que atuam no setor. Também articula políticas de assistência social, saúde e educação.

 

Já a história das Apaes no Espírito Santo teve início em 1965. Hoje, são atendidas mais de 9 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla, empregando direta e indiretamente mais de 2.500 profissionais.