Data comemorativa possibilita impulsionamento dos negócios

O Halloween, comemorado no próximo dia 31, é uma celebração de origem internacional que tem conquistado o coração de muitos brasileiros. Consequentemente, esse crescimento da popularidade impacta diretamente na economia do Brasil, gerando oportunidades comerciais. Um bom exemplo desse cenário é o aumento de 20% nas vendas de guloseimas durante o Dia das Bruxas, registrado entre 2020 e 2021 pela Nielsen. Além do setor alimentício, com as estratégias certas todos os segmentos podem se beneficiar da data.

Impulsionar os negócios durante o Halloween tem sido uma tendência entre os empreendedores brasileiros. Para Rosy Oliveira, proprietária de uma loja de fantasias, o volume de vendas é muito maior nesta época e, a fim de aproveitar ainda mais o período, a empresária investe no tráfego virtual, expondo seus produtos em marketplaces. “As vendas ocorrem o tempo todo, tanto em loja física quanto online”, afirma.

A utilização das plataformas digitais é uma estratégia muito comum para expandir os negócios. A maquiadora Elizabeth Dionizio também utiliza a tecnologia como aliada no trabalho, e no Dia das Bruxas não seria diferente. No período próximo ao Halloween, a empresária investe em estratégias específicas, realizando postagens relacionadas ao tema nas redes sociais. “Costumo postar fotos de produções feitas em mim mesma, no Instagram”, destaca. Além disso, Elizabeth compartilha tutoriais de maquiagens temáticas fáceis de reproduzir.

O consultor de vendas Anderson Charles Andrade é especialista em datas comemorativas e explica como otimizar os negócios nas redes sociais durante o Halloween. Em primeiro lugar, o profissional aponta que o empreendedor precisa gerar engajamento nas redes sociais pelo menos uma semana antes da data. “Faça publicações nos stories trazendo aos poucos informações sobre o que pretende ser feito no Halloween”, recomenda.

Outra indicação do especialista é evitar publicações que envolvam descontos e preços, investindo em criar um ambiente online que conquiste a atenção do consumidor. ”Não tente explicitamente vender. Crie um cenário que exemplifique a necessidade de seu cliente, com seu produto ou serviço, e o deixe demonstrar interesse por meio de perguntas”.

Já em estabelecimentos físicos, existem outras estratégias que podem impactar positivamente as vendas. O analista do Sebrae/ES Bernardo Butteri sugere algumas ações. “No halloween, é preciso ter criatividade e bom humor. Ambientar e decorar uma loja, colocar músicas ligadas ao tema, uniformizar os funcionários de forma temática… são inúmeras possibilidades”, explica. O especialista também indica customizar, se possível, os produtos, vendendo itens personalizados.

Butteri ressalta que, para que tudo isso aconteça da melhor forma possível, é preciso estabelecer um planejamento prévio. O Calendário do Empreendedor, que o Sebrae disponibiliza, pode ser o pontapé inicial para que o empresário planeje de forma estratégica, pensando quais datas comemorativas são as melhores para seu negócio e impulsionando as vendas nesses períodos”.