Programação da Braztoa vai até domingo e promete incluir o estado nos pacotes turísticos nacionais

 

Pela primeira vez, o Espírito Santo é a sede da Convenção Anual da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). O evento é uma parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). A programação teve início ontem e vai até domingo (26), com a participação de cerca de 80 operadores de viagem de todo o país. Esses especialistas vão conhecer a estrutura turística do estado e visitar alguns roteiros, incluindo a região da Grande Vitória e das Montanhas Capixabas.

 

“As operadoras de viagens são um importante elo de aproximação dos pequenos negócios apoiados pelo Sebrae com o mercado. Há expectativa de que, ao conhecerem e vivenciarem o destino Espírito Santo, as operadoras possam ofertar novos pacotes turísticos. Isso consolida o nosso estado como destino nacional e amplia as oportunidades para os empreendimentos”, explicou a assessora da diretoria técnica Sebrae/ES, Renata Vescovi.

 

Durante todo o evento, mais de 50 empreendimentos serão envolvidos diretamente e outros 40 de forma indireta na programação.

 

Importância do setor

 

As operadoras exercem um papel fundamental na cadeia turística e a aproximação com esses profissionais faz parte da estratégia estadual do turismo no estado, que inclui minimizar popularizar seus destinos para visitas em todas as épocas do ano e aumentar o fluxo de turistas que podem aumentar os gastos médios nos destinos (consumindo em hotéis, restaurantes e passeios).

 

Nesta quarta, a solenidade de abertura da Braztoa contou com palestras, dinâmicas e painéis com especialistas no Palácio Anchieta. Hoje e amanhã, os especialistas vão se reunir para discutir temas específicos aos operadores no Parque da Vale e Espaço Baleia Jubarte. No sábado (25), a Casa do Turismo Capixaba, no Saldanha da Gama, recebe o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, momento de reconhecer as práticas sustentáveis no setor. Até o fim da programação, os operadores vão conhecer mais sobre a gastronomia e o artesanato capixaba.

 

“Sediar a Convenção Braztoa 2023 é um passo importante para o turismo no Estado e para a ampliação da participação dos pequenos negócios no mercado nacional. O Sebrae/ES acredita que o fortalecimento dos destinos se apoia em três pilares: qualificação profissional, capacitação dos empresários e melhoria de desempenho dos pequenos negócios que atuam nos destinos. E o Espírito Santo está no caminho certo”, completou o diretor-técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato.