Implementado pela Suzano, programa selecionou jovens em 16 comunidades de São Mateus e Conceição da Barra

Formatura aconteceu no ginásio da Escola Master, em São Mateus. Foto: Divulgação

Ao todo, 58 jovens de 16 comunidades quilombolas de São Mateus e Conceição da Barra receberam o certificado de formação do curso Técnico em Meio Ambiente, na noite do último sábado, dia 16. O curso foi realizado por meio do Programa Juventudes Multiplicadoras, uma iniciativa da Suzano, empresa referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com a Escola Master.

O programa ofereceu o curso técnico gratuito para jovens com idades entre 18 e 35 anos. Os participantes foram selecionados por meio de pesquisa em mais de 20 comunidades quilombolas, que identificou as pessoas em situação de vulnerabilidade social, que atendiam aos critérios do programa. Os alunos receberam ajuda de custo, todo o material didático, além de transporte e alimentação.

A formanda Luciele dos Santos, moradora da comunidade Paraíso, em Conceição da Barra, foi a oradora da turma A e fez um discurso emocionado. “O curso iniciou em julho de 2022 e foram 18 meses de muito aprendizado e crescimento pessoal. Estamos encerrando apenas um ciclo para iniciar outros ainda mais desafiadores”, disse.

Já o orador da turma B, Fabio Costa, morador da comunidade Nova Vista, em São Mateus, agradeceu aos executores do Programa Juventudes Multiplicadoras. “Esta é uma grande conquista e sou grato a Suzano pela iniciativa, a escola Master e a cada professor que se empenhou para que chegássemos até aqui. Sabemos que houve dedicação e esforço de muita gente para tornar esse programa uma realidade”, disse.

A diretora pedagógica da Escola Master e coordenadora do programa, Keila Belo, destaca que o curso contou com uma organização curricular bastante extensa, com disciplinas que mesclam habilidades técnicas na área de gestão do Meio Ambiente, e também disciplinas com enfoque no desenvolvimento pessoal e liderança. “Estamos formando jovens que vão se tornar multiplicadores dentro das comunidades onde vivem. Verdadeiros líderes, não com a visão de sair das comunidades, mas de transformá-las para melhor”, ressalta.

O coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, Douglas Peixoto Pereira, ressalta que o Programa Juventudes Multiplicadoras fortalece a relação da empresa com as comunidades vizinhas. “Por meio de visitas a campo, os alunos puderam conhecer e interagir com profissionais da Suzano, além de desenvolver projetos que possam beneficiar as comunidades. Esse é apenas um dos nossos projetos, que possibilitam segurança alimentar, empoderamento e autonomia financeira às pessoas”, diz.

Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br