Pacientes com câncer podem desfrutar da mesma maneira que qualquer pessoa se seguirem certas orientações em relação ao tratamento, à alimentação e eventuais excessos

 

Durante a época de Natal e Ano Novo, a atenção aos cuidados alimentares ganha uma relevância ainda maior, principalmente para os pacientes em tratamento oncológico. Esses momentos, marcados por refeições festivas e ampla variedade de pratos, requerem uma abordagem cuidadosa para preservar a saúde e o bem-estar das pessoas em tratamento.

A nutricionista oncológica da Oncoclínicas Espírito Santo, Naira Fraga, destaca que “pacientes em tratamento quimioterápico, eventualmente, têm sintomas que demandam ajustes na alimentação, especialmente mudanças no apetite e queixas gastrointestinais. E, como o enfraquecimento das defesas do organismo são comuns, cuidados redobrados devem ser dados aos riscos de contaminação.”

 

Durante as festividades, temos preparações que, além de mais atrativas, também carregam diversas memórias e bons sentimentos. “Essa é uma época repleta do que chamamos de comfort food, aquelas comidas que são gostosas não só pelo sabor, mas pelos sentimentos que despertam, e isso é muito importante para quem está sem apetite”, destaca Naira.

 

A especialista alerta também que vale lembrar que exageros não são bem-vindos, mesmo para aqueles sem dificuldade para se alimentar, é preciso uma abordagem consciente na seleção e no consumo dos alimentos para evitar desconfortos e manter o equilíbrio.

 

Preparação dos alimentos e escolhas conscientes

Naira orienta que os alimentos sejam preparados o mais próximo possível do momento do consumo, priorizando a refrigeração adequada para os casos em que é necessário armazená-los por um período. “Montar a mesa próximo do horário da refeição ajuda a manter o frescor e qualidade dos pratos”, complementa.

 

Cautela na seleção e consumo

Ao encarar a mesa farta das ceias, a nutricionista destaca a importância de escolher cuidadosamente os alimentos. “Opte por pequenas porções dos seus pratos preferidos. É crucial prestar atenção aos sinais de saciedade, evitando excessos que possam resultar em desconfortos.”

De acordo com a especialista, o ideal é privilegiar carnes magras, como peru, lombo ou salmão assados, garantindo que estejam bem cozidos para evitar riscos à saúde. “Prefira preparações com pouca gordura, substituindo frituras por opções assadas. Farofas e feijão tropeiro podem ser mais leves, com moderação de bacon e linguiça e adição de vegetais e frutas.”

 

Estratégias para uma digestão confortável

“Além das escolhas alimentares, estratégias simples como consumir sucos de limão, abacaxi e hortelã podem auxiliar na digestão”, enfatiza Naira. Evitar alimentos crus em locais de higienização incerta, evitar pratos expostos por longos períodos e preparações com queijo ou presunto não cozidos são outras precauções indicadas pela especialista.

 

Atividade física moderada

“Passeios leves após as refeições podem contribuir para a digestão”, aconselha Naira. Pequenas caminhadas podem ser benéficas para evitar desconfortos após as refeições festivas. “Ao seguir essas orientações, pacientes em tratamento oncológico podem desfrutar das festividades sem comprometer a alimentação e o bem-estar, aproveitando o momento de celebração de maneira consciente e saudável”, diz a nutricionista.