A depressão associada ao câncer pode dificultar a jornada do paciente, prolongar períodos de hospitalização e reduzir a qualidade de vida

 

Em meio ao enfrentamento do câncer, pacientes e familiares encaram uma montanha-russa emocional, vivenciando sentimentos como tristeza e medo, além de ansiedade e incertezas. Assim, a saúde mental é peça fundamental do tratamento oncológico.

 

Para Aline Barrada, psicóloga da Oncoclínicas Espírito Santo, o câncer é uma doença carregada de estigmas, que pode afetar não só o corpo físico, mas também os aspectos sociais, psicológicos e até mesmo espirituais da pessoa acometida. “É, portanto, um desafio constante lidar com as mudanças e inseguranças advindas do tratamento”, afirma.

 

Segundo a especialista, para passar pelo tratamento e encarar a doença é necessário identificar ferramentas para lidar com essa etapa. “Se o adoecimento impacta todas as esferas da vida, o modo como cada um enfrenta é singular, daí a importância ética de escutar cada pessoa”, ressalta.

 

Antes, durante e até após o tratamento oncológico, condições emocionais como depressão, ansiedade e estresse podem afetar a saúde mental dos pacientes. “As urgências psíquicas são alertas para quem enfrenta o câncer. Identificar e elaborar as questões são partes fundamentais do processo”, enfatiza a psicóloga.

 

Ela ressalta, ainda, que sentimentos como raiva, tristeza e medo também são comuns no contexto oncológico e devem ser acolhidos e validados através da escuta ativa.  Especificamente sobre a depressão, Aline alerta: “A depressão associada ao câncer pode dificultar a jornada do paciente, prolongar períodos de hospitalização e reduzir a qualidade de vida, exigindo, assim, uma atenção integral a esse sofrimento”.

 

A recomendação é buscar ajuda especializada se sintomas como tristeza profunda, ansiedade persistente ou estresse constante perdurarem por mais de duas semanas. Psiquiatras e psicólogos oferecem suporte essencial nesses momentos.

 

“O cuidado com a saúde mental é uma parte crucial da vida, e o suporte psicológico é fundamental para o alívio do sofrimento durante o tratamento oncológico. Os pacientes e familiares acompanhados podem atravessar o tratamento com mais protagonismo, endereçando seus sofrimentos, validando as emoções e elaborando as questões provenientes do adoecimento. Sendo assim, o suporte psicológico regular e adequado garante aos pacientes e familiares um cuidado ético no enfrentamento da doença oncológica.”, finaliza Aline.

 

 

Sobre a Oncoclínicas&Co

A Oncoclínicas&Co. – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 143 unidades em 38 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

 

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 615 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.

 

Para mais informações, acesse http://www.grupooncoclinicas.com