Iniciativa prevê ainda a capacitação de uma equipe de brigada de incêndios

Prefeito de Montanha André Sampaio, consultor de Relações Corporativas da Suzano, Leonardo Conde, e governador Renato Casagrande, durante entra das chaves. Foto: Divulgação

O município de Montanha, no Norte do Estado, que está em estado de emergência por conta da seca, recebeu um reforço para auxiliar nos trabalhos de combate a incêndios em vegetação: um caminhão-tanque com capacidade para 12 mil litros de água, equipado com canhão de aspersão de longo alcance e diversas outras funcionalidades. A doação foi realizada pela Suzano, empresa que é referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto.

O prefeito de Montanha, André Sampaio, recebeu as chaves do veículo das mãos do consultor de Relações Corporativas da Suzano, Leonardo Conde, na última quinta-feira, dia 18, durante cerimônia de visita do governador Renato Casagrande ao município. “A Suzano é parceira dos municípios da sua área de atuação, promovendo ações que fortalecem as relações com as comunidades locais. Esse caminhão será de extrema importância para a cidade, sobretudo nesse momento de seca, quando o número de incêndios na região aumenta, causando prejuízos econômicos e ambientais”, ressalta Leonardo Conde.

Conforme o prefeito André Sampaio, como Montanha não possui um destacamento do Corpo de Bombeiros, o deslocamento da guarnição mais próxima até o município do extremo norte pode levar mais de uma hora, tornando o combate aos incêndios mais difícil. Por isso, o novo caminhão será utilizado para o primeiro atendimento. “A prefeitura, com apoio técnico da Suzano, vai capacitar uma equipe de brigada local, que será responsável por dar a primeira resposta, impedindo que o fogo se alastre enquanto os bombeiros se deslocam. Em muitos casos, poderemos, inclusive, concluir a ocorrência sem a intervenção dos bombeiros”, explica.

Além dos incêndios, a seca também tem causado prejuízos à produção agrícola do município. A situação de emergência em Montanha foi publicada no Diário Oficial no dia 26 de dezembro. Segundo o prefeito, os prejuízos nas lavouras chegam a R$ 200 milhões, calculados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O decreto permite que produtores rurais possam renegociar dívidas com bancos e outras instituições financeiras.

Melhoria de Gestão Pública

A Suzano também apoia um projeto de melhoria da gestão pública do município de Montanha, realizado pela Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo (Assenor) junto à Prefeitura.

O projeto envolve a prestação de serviços técnicos de assessoria em desenvolvimento institucional, visando a reestruturação administrativa, revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e definição das Macro Políticas de Avaliação de Desempenho dos Servidores Efetivos da prefeitura, dentre outras ações.

Com o fomento da Suzano, a Assenor é a responsável por desenvolver o projeto, por meio da contratação de um escritório especializado em legislação pública e gestão governamental, que vai executar o serviço junto à prefeitura.

Conforme Leonardo Conde, a parceria vai ao encontro dos direcionadores da Suzano. “Quando falamos em melhoria da gestão pública, estamos falando de geração de valor compartilhado, um dos nossos direcionadores. Uma gestão pública eficiente, contribui para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, melhorando a qualidade de vida dos montanheses”, finaliza Conde.