Campanha sobre o retinoblastoma, tipo raro de câncer infantil, ocorre neste sábado com a participação de médicos voluntários
Neste sábado, 21 de setembro, o Shopping Vila Velha será palco de uma ação de conscientização sobre o retinoblastoma, um tipo raro de câncer ocular infantil. A campanha “De Olho nos Olhinhos”, em sua segunda edição nacional, será realizada pela primeira vez em Vila Velha, com o apoio de entidades médicas e a presença de médicos voluntários do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, que oferecerão orientações e informações sobre a detecção precoce da doença.
Criada pelos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin após o diagnóstico de retinoblastoma em sua filha Lua, em 2021, a campanha tem se expandido nacionalmente. O objetivo é alertar pais e responsáveis sobre os sinais da doença, como o reflexo branco no olho, que pode ser um dos primeiros indícios desse tipo de câncer.
Durante o horário de funcionamento do Shopping Vila Velha, médicos estarão disponíveis para esclarecer dúvidas, explicar os sinais de alerta e reforçar a importância do diagnóstico precoce, fundamental para preservar a visão e, em muitos casos, salvar vidas.
Segundo Vanessa Ferrari, gerente de marketing do Shopping Vila Velha, a campanha representa uma oportunidade de ampliar o acesso à informação sobre a doença. “Iniciativas como essa levam conhecimento para o público sobre uma condição que, muitas vezes, passa despercebida. Oferecer um espaço para essa conscientização reflete nosso compromisso com a comunidade.”
Campanha nacional
A campanha “De Olho nos Olhinhos” será realizada neste sábado nos shoppings da ALLOS em todo o país. A iniciativa tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO), Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP).
Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC), Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), St. Jude Children’s Research Hospital, Aliança Amarte, Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLA) e Associação Acadêmica de Pediatria (AAP).