Superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, anunciou lançamento de edital na Festuris, feira de turismo em Gramado, com R$ 500 mil para agências de viagens promoverem o ES
A tarde desta terça (29) foi produtiva para o segmento do turismo. O evento Tendências e Oportunidades para o Turismo, realizado pelo Serviço de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor do Espírito Santo (Sebrae/ES), reuniu mais de 400 pessoas, entre autoridades, empresários, representantes de entidades setoriais, gestores municipais, profissionais do setor e público em geral interessado na pauta. O Conselho Estadual de Turismo (Contures), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio) e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) foram apoiadores do evento.
O secretário de estado de Turismo, Phillipe Lemos, que participou da abertura do encontro, destacou os esforços que vêm sendo feitos para a divulgação do Espírito Santo como destino para os visitantes. “Entrevistamos mais de seis mil turistas nas pesquisas de verão, carnaval e inverno e coletamos dados valiosos sobre o perfil desse turista, destinos mais buscados, gasto médio e outras informações que vão ajudar a iniciativa privada e o poder público a melhorar a execução de muitas ações”.
O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, ressaltou em sua apresentação o grande número de empresas ativas no turismo e o potencial do estado. “São quase 60 mil empresas ativas no segmento de turismo no nosso estado, sendo que a maioria é de pequenos negócios que o Sebrae ajuda a desenvolver. São negócios que vão muito além do sol e praia para funcionar. Temos o turismo religioso, histórico, gastronômico, riquezas que a gente precisa explorar”, reforçou.
Rigo anunciou ainda um aporte do Sebrae/ES a agências de turismo de outros estados para incentivá-las a trabalhar com o Espírito Santo. “Nós vamos lançar um edital na Festuris, feira de negócios turísticos em Gramado que acontece agora em novembro, ofertando R$ 500 mil para cinco agências de viagens promoverem o destino Espírito Santo. Nós acreditamos que, para além da nossa atenção ao empreendedor, precisamos nos impulsionar. Quem vende e conhece o turismo são as operadoras de viagem”.
Tendências e estratégias
A especialista e consultora em turismo Jaqueline Gil, CEO da Amplia Mundo, apresentou, em sua palestra, uma série de tendências globais para a atividade. “É importante ressaltar que não se trata de adivinhações ou previsões. Falar de tendências globais é uma estratégia de negócios que tem dado muito certo para quem aplica, porque é exatamente aquele meio do caminho entre a ciência e a criatividade, permitindo que os negócios inovem seguindo demandas que o mercado ainda não verbalizou, mas que já apresentam indícios”, explicou.
O painel, “Destinos Turísticos no ES: Tecnologia, Mercado e os Desafios da Comercialização” teve moderação do consultor em Turismo Richard Alves e participação da presidente executiva da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), Marina Figueiredo; Fernando Gregório, da startup capixaba Vibes, voltada para o turismo; e Wendell Gomes Rôla, da agência de Turismo Receptivo “Receptivo de Charme”, de Fortaleza. O grupo falou sobre como as parcerias e os estudos sobre o perfil do visitante são importantes para potencializar o turismo.
O segundo painel, “Experiências Turísticas: Como Inovar e Criar Valor Para O Turista Moderno”, teve moderação de Jaqueline Gil e participação de Renata Vescovi, gestora do polo Sebrae de Turismo de Experiência; Janice Lima, da Cervejaria Três Santas e Cláudia Baumgratz, do Projeto Ibiti de Turismo Sustentável, que ingressou de forma on-line no painel. O grupo discutiu a promoção de vivências únicas para os visitantes, que desejam criar boas memórias e experimentar algo novo nos destinos.
O escritor Fernando Palácios fechou o dia com a palestra “Histórias que Conectam: O Poder do Storytelling”, com estratégias para utilizar a arte de contar boas histórias para vender os destinos aos turistas. Com muita interatividade, a palestra foi sendo construída com a participação dos presentes e inspirou empreendedores a criarem experiências que encantem os visitantes.
O diretor técnico do Sebrae/ES, Eurípedes Pedrinha, encerrou o evento ressaltando o quanto o Espírito Santo já evoluiu na discussão do turismo em menos de ano.
“Estamos vivenciando uma verdadeira jornada de eventos, encontros e debates recheados de conteúdo para que, juntos, continuemos evoluindo os negócios, os serviços e a governança do turismo capixaba. Oportunidades como essa integram o setor, estimulam parcerias e o surgimento de novas estratégias para o desenvolvimento do turismo. Todos saímos daqui muito mais inspirados e engajados nessa transformação”, ressaltou.
No fim do evento, o Sebrae/ES sorteou entre os inscritos ingressos para a experiência na Casa Nostra, em Pindobas, Venda Nova do Imigrante, e para a tirolesa na rota do turismo de aventura em Pancas.