Com comprovada qualidade de ensino, CE Primeiro Mundo adota estratégias como o reforço estudantil, a proximidade com os alunos e o apoio psicológico para garantir bons resultados no Exame
Com uma trajetória consistente no estado do Espírito Santo, o Centro Educacional Primeiro Mundo se destaca não apenas pela qualidade comprovada de seu ensino e pela garantia de tornar os alunos fluentes em um segundo idioma, mas também pelo compromisso com a preparação dos mesmos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos próximos dias 3 e 10 de novembro. Em 2024, a escola intensificou suas ações para garantir que seus estudantes estejam prontos para enfrentar a tão temida prova, considerada a porta de entrada para o ensino superior.
De acordo com Carlos Azevedo, coordenador do Ensino Médio da unidade de Vitória do CE Primeiro Mundo, o Enem tem alta representatividade na vida de um jovem e a escola precisa prepará-lo através de um processo contínuo e sistemático. “No Primeiro Mundo acreditamos na enorme importância que o Enem representa aos nossos educandos e entendemos que, além de validar e consolidar para as famílias todo o aprendizado que os alunos obtiveram no processo educacional, o exame representa uma grande possibilidade de ingresso em faculdades nacionais e internacionais. Então incentivamos que todos os alunos da 3ª Série façam o concurso e reforçamos para outras turmas também o realizem como forma de treinamento. Tudo faz parte de uma continuidade, de uma metodologia nossa”, explica.
No Exame Nacional de 2023, mais de 4 milhões de jovens se inscreveram. No entanto, a taxa de abstenção foi de incríveis 32%, com quase 1,3 milhão de alunos faltando na ‘hora H’. Este número alarmante de faltosos pode ser explicado pelo medo da reprovação, a pressão dentro de casa ou até mesmo por motivo de doenças, como a ansiedade. O Brasil é o país com mais casos de ansiedade no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com cerca de 9,3% de brasileiros enfrentando o transtorno de ansiedade patológica.
Carlos Azevedo cita as etapas preparatórias do Centro Educacional Primeiro Mundo e reforça a importância de cuidar da saúde mental de cada adolescente. “O caminho até o ENEM necessita de muitos cuidados. Precisamos fornecer, além da expertise acadêmica, todo o suporte emocional. Então disponibilizamos simulados direcionados durante os três anos do segmento, aulas extras em disciplinas chaves como química, biologia e matemática, oficina de redação, monitores disponíveis para tirar dúvidas, aulas em ambientes diferenciados, aproveitando toda a nossa estrutura física, mas também temos uma parceria com o Instituto Hope, que nos auxilia com os cuidados emocionais dos alunos, vencendo essa batalha que é tão frequente entre eles, a ansiedade”, esclarece.
Apesar de ser considerada um percalço, talvez pela pressão que é jogada sobre os ombros do jovem, a prova do Enem pode representar um futuro promissor, visto que o resultado pode garantir acesso direto a várias universidades do Brasil e do mundo, com Portugal, França, Canadá e Estados Unidos como os países com maior entrada via Enem. O Primeiro Mundo mantém uma proximidade muito grande com seus alunos e aposta na afetividade, além de disponibilizar o Instituto Hope para medidas mais específicas, para lidar e prevenir qualquer quadro de ansiedade, mas em casa o aluno também precisa encontrar confiança.
“Hoje em dia as famílias estão cada vez mais inseridas no processo, o que fortalece muito as ações pedagógicas. Por meio das plataformas digitais, os pais têm a possibilidade de acompanhar, quase em tempo real, toda a rotina escolar do filho e isso contribui para um ambiente mais harmônico e confiante dentro de casa. O jovem em geral tem dificuldade de conviver com frustrações, então nossas aulas de socioemocional buscam, por meio de diálogos e ações, minimizar o impacto de possíveis reprovações no Enem. Outro fator importante também é trabalhar o autoconhecimento e aplicá-lo em uma postura empreendedora em consonância com seu projeto de vida. Estas ações são trabalhadas durante toda a vida acadêmica no Primeiro Mundo”, garante Carlos Azevedo.
Uma das jovens que irá realizar o Enem 2024 é Gabriela Magnago Cota, de 18 anos. Aluna da unidade de Vitória desde os dois anos de idade, ela diz que o exame é um processo natural da vida acadêmica e a anima. “O Enem me motiva. Dá um frio na barriga, porém é um frio de empolgação pra alcançar meus objetivos. Eu me sinto 100% preparada para os dois dias de prova, pois tive acesso às oficinas preparatórias, fiz os simulados e a escola nos dá liberdade para conversar e pedir apoio tanto aos professores, quanto aos coordenadores”, afirma Gabriela, demonstrando segurança e gratidão ao Primeiro Mundo.
Com o compromisso renovado com a excelência e a formação integral de seus educandos, o Centro Educacional Primeiro Mundo dispõe de uma cultura internacional que diferencia seus alunos nos cenários avaliativos, garantindo fluência da língua inglesa, alta confiança para disputar vagas no mercado de trabalho, além de os posicionar um passo à frente em relação aos preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio ou vestibulares diversos.
Matrículas Abertas para 2025
www.pmundo.com.br
WhatsApp Vitória: 27 99222-5681
WhatsApp Vila Velha: 27 99279-9483
Inscreva-se: https://mkt.pmundo.com.br/lp-testedeselecao2025
Sobre o Centro Educacional Primeiro Mundo
Presente nas cidades de Vitória e Vila Velha no Espírito Santo e com uma trajetória de mais de 30 anos de ensino, o CE Primeiro Mundo prepara seus alunos para serem protagonistas na construção do conhecimento, com bons resultados na vida acadêmica, pessoal e profissional. O projeto pedagógico é moderno e inovador, proporcionando formação intelectual, emocional e social.
O CE Primeiro Mundo forma cidadãos valorizando conceitos como:
Respeito a si mesmo, ao outro, à coletividade, ao patrimônio cultural e ambiental;
Compromisso com a transformação da realidade, pelo posicionamento crítico-reflexivo, ético e solidário;
Autoconfiança, determinação e espírito investigativo que levem à capacidade de enfrentar desafios e continuar aprendendo ao longo de toda a vida;
Autonomia para escolhas e decisões que visem tanto à realização pessoal como ao bem comum;
Flexibilidade e sensibilidade para viver num mundo de aceleradas mudanças.