No Espírito Santo, são 459.951 microempreendedores, microempresas e pequenas empresas que, juntos, promovem o crescimento regional e criam oportunidades para suas comunidades
O período natalino é uma época de celebração, união e, claro, compras! Em meio à movimentação das grandes promoções, surge uma oportunidade especial para fortalecer a economia local e estreitar os laços comunitários: valorizar o comércio da vizinhança.
Dados do Sebrae revelam que, entre janeiro e julho deste ano, os pequenos negócios geraram mais de 900 mil empregos formais, representando 60% de todos os postos de trabalho criados no Brasil. No total, foram 1,49 milhão de profissionais contratados no país, superando os 1,45 milhão de empregos registrados em todo o ano de 2023.
Além de impulsionar a geração de empregos, o comércio local é um pilar essencial do desenvolvimento econômico e social. Segundo do DataSebrae, no Espírito Santo, são 459.951 microempreendedores, microempresas e pequenas empresas que, juntos, promovem o crescimento regional e criam oportunidades para suas comunidades.
Segundo Luana Romero, diretora executiva do Ideias, “optar pelo comércio local é mais do que uma escolha de consumo, é uma atitude de impacto social. Você fortalece empresas que, por sua vez, investem em inovação e no atendimento diferenciado.”
Benefícios de comprar localmente
Geração de empregos: Pequenos negócios mantêm e ampliam postos de trabalho locais.
Desenvolvimento econômico: O dinheiro permanece na comunidade, estimulando o crescimento regional.
Construção de identidade comunitária: Empresas locais refletem a cultura e a personalidade da região.
“Escolher o mercadinho da esquina ou o restaurante ao lado para as compras de Natal significa mais do que conveniência. É fortalecer laços e criar um Natal sustentável para todos”, complementa Romero.
Dicas para incentivar o comércio local neste Natal
Compre produtos artesanais e personalizados de lojas da vizinhança;
Participe de feiras e eventos locais para adquirir presentes únicos;
Divulgue empreendedores locais nas redes sociais;
Escolha ingredientes para a ceia de Natal em mercados e com produtores regionais.
O Ideias
O Ideias é uma entidade privada, fundada em 29 de maio de 2001. Com sede no Espírito Santo, atua em todo país, nas áreas social, econômica e ambiental, buscando o desenvolvimento sustentável e auxiliando as empresas a elevar os seus padrões Ambientais, Sociais e de Governança, promovendo dessa forma as suas jornadas ESG.
O Grupo trabalha na promoção de negócios relacionados ao meio ambiente, na gestão e no gerenciamento adequado de resíduos sólidos, em projetos de eficiência energética e na promoção das energias renováveis. Além disso, atua na comunicação social com famílias afetadas por grandes empreendimentos, gestão de stakeholders, realocação de comunidades em processos de desapropriações, na promoção da restauração de meios de subsistência de famílias vulneráveis, em processos sociais de reintegração de posse, entre outras.