Somente em Vitória, durante os dias de folia do ano passado (2024), a prefeitura da capital coletou 119 toneladas de lixo dos pontos de coleta onde ocorreram atrações públicas
O Carnaval está chegando e, com ele, a alegria vai tomar conta das ruas. Blocos e festas prometem dias de muita diversão, mas também trazem um desafio ambiental importante: o aumento significativo da geração de resíduos.
Estima-se que, durante o Carnaval, a produção de lixo pode ser até seis vezes maior do que em dias comuns. Entre os principais descartes estão latinhas, garrafas PET, copos plásticos, confetes e glitter, que muitas vezes acabam entupindo bueiros, poluindo rios e impactando o meio ambiente.
Somente em Vitória, durante os dias de folia do ano passado (2024), a prefeitura da capital coletou 119 toneladas de lixo dos pontos de coleta onde ocorreram atrações públicas. Se considerarmos a dimensão nacional do Carnaval, o cenário se torna ainda mais preocupante, exigindo uma postura mais consciente da população.
Segundo Luana Romero, diretora-executiva do Ideias, a participação da população é fundamental para minimizar esse impacto. Ela explica como aproveitar a folia de um jeito mais sustentável. “Atitudes simples fazem toda a diferença, como repensar o consumo e reduzir o uso de utensílios descartáveis. Reciclar e descartar os resíduos de forma correta é outra regra que não deve ser esquecida. Se cada folião fizer sua parte, garantimos um Carnaval mais limpo e consciente”.
Confira algumas dicas:
– Diga não ao glitter convencional: o Glitter é um dos grandes vilões da polução dos cursos hídricos. Ele é formado por micropartículas de plástico que respondem por 85% da poluição dos rios e oceanos no mundo. Uma solução é optas por glitter biodegradável ou explorar alternativas naturais, como pigmentos ecológicos.
– Prefira copos reutilizáveis: evite o uso de copos plásticos descartáveis e leve seu próprio copo ou caneca.
– Use fantasias sustentáveis: reaproveite peças que já tem ou busque alternativas feitas com materiais recicláveis.
– Procure lixeiras e postos de recolhimento: se não encontrar lixeiras específicas para recicláveis, guarde os resíduos até poder descartá-los no local correto.
– Descarte corretamente os resíduos: se não encontrar lixeiras específicas para recicláveis, guarde os resíduos até poder descartá-los no local correto.
– Evite confetes plásticos: troque por opções ecológicas ou faça os seus próprios confetes com folhas secas, que é 100% biodegradável.
– Transporte Coletivo: evite usar o carro. Prefira o transporte público, vá de bicicleta ou compartilhe caronas com os amigos. Menos carros na rua significa menos poluição e mais espaço para todos.
————————————————————
Ideias – O Ideias é uma entidade privada, fundada em 29 de maio de 2001, com sede no Espírito Santo e atuação em todo o Brasil. A organização se dedica ao desenvolvimento sustentável, auxiliando empresas a elevarem seus padrões Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). Com foco no meio ambiente, o Ideias promove negócios relacionados à gestão de resíduos sólidos, eficiência energética e energias renováveis. Além disso, a entidade se destaca na comunicação com famílias afetadas por grandes empreendimentos, na gestão de stakeholders, na realocação de comunidades em processos de desapropriação, e na promoção da restauração de meios de subsistência de famílias vulneráveis, entre outros projetos sociais e ambientais.