Companhia investe em difusão de talentos femininos e em projetos externos que incentivam o protagonismo das mulheres como empreendedoras
A busca pela igualdade de gênero e a promoção da diversidade são valores fundamentais para a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto. Em celebração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a empresa destaca suas ações contínuas para ampliar a participação de mulheres em suas equipes e para fomentar o empoderamento feminino dentro e fora da organização. Com esse objetivo, a companhia investe em programas internos com foco na atração, retenção e desenvolvimento de talentos femininos em cargos de liderança e em diversas áreas operacionais.
“Na Suzano, acreditamos que cultivar a diversidade nos fortalece e que a pluralidade de ideias e vivências é essencial para tornar o planeta um lugar melhor. Por isso, atuamos de forma contínua, interna e externamente, para impulsionar essa temática. Neste Dia Internacional da Mulher, damos ainda mais visibilidade às ações que desenvolvemos para ampliar a inclusão e o desenvolvimento das mulheres no mercado de trabalho. Seguimos comprometidos(as) em criar oportunidades e promover um ambiente com cada vez mais diversidade, equidade e inclusão” afirma Joyce Rocha, Gerente de Gente e Gestão da unidade de Aracruz.
A Suzano entende que há um caminho de transformação e evolução a ser percorrido para aumentar ainda mais a representatividade feminina no mercado de trabalho e reconhece a importância desse movimento, por isso tem realizado diversas ações voltadas para capacitar suas colaboradoras e ampliar a presença das mulheres em todas as áreas e níveis hierárquicos. Um exemplo disso é o programa Cultivar, por meio do qual mulheres são formadas para trabalhar nas operações florestais da empresa, com a possibilidade de contratação ao final do treinamento. Outro exemplo do olhar da empresa em promover a inclusão feminina é o programa Elos D+, que visa acelerar o desenvolvimento de mulheres e pessoas negras dentro da companhia. Com duração de 18 meses, o programa oferece diversas atividades como workshops sobre crenças limitantes, rodadas de networking e mentorship, além de bolsa com 50% de desconto para cursos de inglês.
Especificamente em Aracruz, podemos destacar o Programa Mentoring +, que é uma iniciativa voltada para acelerar e promover o desenvolvimento profissional de talentos diversos. Com 46 participantes, o programa tem um forte compromisso com a diversidade, sendo composto por 80% de mulheres e 57% de pessoas negras. A iniciativa promove encontros mensais ao longo de nove meses, proporcionando mentoria personalizada e contribuindo para a equidade e inclusão na unidade.
A Suzano conta ainda com o Grupo Plural, um movimento voluntário e orgânico criado na companhia com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os colaboradores(as) sobre os temas de diversidade, proporcionando oportunidades igualitárias para todos(as), independente de gênero, raça ou orientação sexual.
“Nossa meta é termos, até o final de 2025, pelo menos 30% dos cargos de gerência ou superiores ocupados por mulheres, em todas as áreas da Suzano. Também aderimos aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global, para promover a equidade de gênero no mundo corporativo, e participamos de organizações como o Movimento Mulher 360º e a Rede Mulher Florestal, que visam a valorização da participação das mulheres no mercado de trabalho”, explica Joyce Rocha.
Ana Paula Vieira Tonon, Gerente de Excelência Operacional Industrial, é uma das fortes presenças femininas em Aracruz. Ela conta que já foi promovida três vezes em pouco mais de sete anos de companhia. “Fui contratada em 2017 como Analista de Sistemas de Gestão Pleno. Três anos depois fui promovida a Consultora de Excelência Operacional e transferida para a Unidade da Suzano Imperatriz, onde permaneci por 2 anos e 4 meses. Durante esse período, fui promovida a Consultora de Excelência Operacional II. E, recentemente, em dezembro de 2024, fui promovida a Gerente de Excelência Operacional Industrial durante uma reorganização da área”, revela.
Ana Paula crê na diversidade para evoluir e garante que a Suzano abre portas para o objetivo. “Acredito que a diversidade nos fortalece e a Suzano tem um compromisso claro com a equidade de gênero, com políticas e iniciativas internas de apoio. Sempre me senti valorizada e respeitada, com liberdade para expressar minhas ideias e contribuir para a construção de soluções. Isso me ajudou a desenvolver uma relação de confiança com meus colegas e a buscar novos desafios de carreira e crescimento pessoal e profissional”, finaliza.
Iniciativas externas
A Suzano também tem um olhar para a promoção da inclusão de mulheres e da equidade de gênero em suas iniciativas externas. Com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino, a empresa apoia diversos projetos que incentivam o empreendedorismo feminino e ampliam o papel das mulheres como líderes em suas comunidades. Esses projetos sociais, desenvolvidos em diferentes localidades, também contribuem para a meta da empresa de ajudar a retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030, gerando um impacto positivo e sustentável na vida de muitas mulheres e suas famílias.
Alguns exemplos dessa atuação são os projetos Artesanato de Suzano, Artesãs de São Silvestre, Cerâmica Vargem do Tanque, AAMAE (Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e a Criança Esperança) Mulher, Co-Labora e o programa ASMARA. Por meio dessas iniciativas, a Suzano já beneficiou centenas de mulheres somente no estado de São Paulo.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender à demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com mais de 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página: www.suzano.com.br.