O
setor de turismo tem ganhado cada vez mais relevância na economia capixaba e os
pequenos negócios ocupam papel estratégico nesse cenário. Para apoiar o público
específico, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo
(Sebrae/ES) oferece uma série de soluções que vão desde a estruturação de
ideias até a melhoria da gestão e dos serviços.
De
acordo com Jessika Tristão, gerente interina da unidade de portfólio do
Sebrae/ES, a instituição tem ferramentas aplicáveis a diferentes fases do
negócio. “Oferecemos desde planos de negócios e modelagem para quem está
começando, até consultorias de boas práticas de higiene e segurança dos
alimentos para o setor de alimentos e bebidas, comunicação visual, redução de
desperdício na cozinha e turista oculto, dentre outros”, explica.
Os
empreendedores interessados podem acessar a vitrine de soluções de turismo pelo
link https://es.loja.sebrae.com.br/vitrine-turismo.“A nossa vitrine reúne as principais
ofertas voltadas para o setor, de forma acessível e prática”, destaca Jessika.
Um
dos diferenciais do atendimento do Sebrae é a possibilidade de personalização
conforme as demandas do negócio. “A depender da necessidade do cliente, o
Sebrae/ES pode avaliar formas de customização, de modo que o atendimento fique
totalmente aderente ao que o negócio precisa”, afirma a gerente. Esse cuidado
permite que cada empreendedor encontre soluções específicas para os desafios do
seu território e segmento.
Para
quem busca crescer no mercado, Jessika orienta estar atento às tendências e
investir na experiência do cliente. “Observar o que está acontecendo no mundo e
no entorno do seu negócio pode gerar boas ideias e antecipar movimentos.
Encantamento, atenção aos detalhes e uma boa prestação de serviço fazem toda a
diferença”, garante.
O
Sebrae/ES também tem atuado fortemente na digitalização dos pequenos negócios,
oferecendo treinamentos, eventos, missões e parcerias estratégicas que ampliam
as oportunidades do setor. A presença digital e o uso de ferramentas de gestão
são estimulados como formas de fortalecer o ambiente de negócios no turismo.
Erros comuns de empreendedores de
pequenos negócios
O setor de turismo é desafiador sim, porém
ainda há erros comuns sendo cometidos por parte de empreendedores iniciantes. A
falta de profissionalismo no atendimento ao cliente, por exemplo, pode ser um
dos principais fatores apontados para o insucesso de um empreendimento. A baixa
capacidade de identificar oportunidades de melhoria nos negócios e nos
territórios e até mesmo a inércia, a falta de vontade de sair da zona de
conforto, é outro ponto a ressaltar.
A busca por capacitação, atenção à
qualidade do serviço, visão estratégica e a planejada autoanálise são fatores
essenciais para diminuir ou até evitar esses erros e garantir um desempenho
mais competitivo no mercado.
Sobre o Sebrae/ES
O
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo
(Sebrae/ES) é um serviço social autônomo, sem fins lucrativos, que orienta e
desenvolve os negócios de pequeno porte por meio de atendimentos e
consultorias.
O
objetivo é promover a competitividade e o desenvolvimento econômico,
capacitando e empoderando os pequenos empreendedores. O atendimento é realizado
com foco nos microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas
de pequeno porte, além dos potenciais empreendedores, que são aquelas pessoas
que estão se planejando para abrir o próprio negócio e podem contar com o
auxílio do Sebrae. É possível agendar uma consultoria gratuita na Central de
Relacionamento Sebrae, pelo número 0800 570 0800.