Com mais de três décadas de atuação no mercado e referência
em comunicação corporativa no Espírito Santo, a P6 Comunicação é a agência por
trás da campanha “Diferenças que somam”, criada para o Ministério Público do
Trabalho no ES (MPT-ES), e que será lançada no dia 9/7. A iniciativa reforça o
compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho a
partir de uma abordagem inovadora e colaborativa.
Todo o conceito da campanha foi apresentado para pessoas com
deficiência e representantes de institutos e organizações que trabalham com o
tema no Espírito Santo, de forma que pudessem contribuir com a iniciativa,
conforme explicou a sócia e diretora da P6, Julia Cola. “Convidamos 10
representantes das pessoas com deficiência para estarem na campanha e contarem
suas histórias. Coletamos percepções, pontos de melhoria e sugestões de pessoas
que poderiam estar conosco na campanha. Elas são os nossos protagonistas”,
relata Julia.
O processo criativo da campanha partiu da escuta ativa e do
envolvimento direto de quem vive a realidade retratada: os protagonistas
participaram desde os primeiros brainstorms até a definição das mensagens,
visuais e abordagem. “Nossa intenção era romper com o modelo tradicional em que
a comunicação é feita sobre as pessoas com deficiência. Aqui, ela é feita com
elas — com escuta, troca e representatividade reais e seguindo o lema ‘nada
sobre nós sem nós’, que enfatiza a importância da participação das pessoas com
deficiência nas decisões que as impactam diretamente de alguma forma”, afirma.
O slogan “Diferenças que somam” expressa a essência da
proposta: uma comunicação que celebra a diversidade como potência, sem
estereótipos ou discursos capacitistas. Os protagonistas — como Erick Luiz,
estoquista com síndrome de Down, e Rayza Knust, psicóloga
e empreendedora com deficiência visual — emprestam suas vozes e histórias
para uma campanha que incentiva o público a focar na pessoa, e não na
deficiência.
A campanha conta com peças em outdoor, busdoor, redes
sociais, vídeos, podcasts e videocasts, tudo com foco na acessibilidade — do
conteúdo visual à tradução em Libras. Para a P6, a iniciativa representa mais
um marco no histórico de projetos em que estratégia, propósito e sensibilidade
se encontram. “Estamos muito felizes com o resultado. Foi mais que uma
campanha: foi uma construção coletiva que nos transformou também como
comunicadores e cidadãos”, destaca Julia.
Com esta entrega, a P6
Comunicação reforça a sua vocação para desenvolver estratégias que unem
propósito, sensibilidade e resultados, consolidando sua posição entre as
agências mais respeitadas do Espírito Santo.
“Foi uma honra imensa e uma alegria participar da campanha
‘Diferenças que Somam’, uma iniciativa que carrega tanta potência e
significado. Mais do que representar, essa campanha nos convida a construir um
mundo mais justo e acessível para todas as pessoas. Desde o convite até o
processo de produção, tudo foi conduzido com muito respeito, escuta e
sensibilidade”, relata Rayza Knust, psicóloga e empreendedora com deficiência
visual e uma das personagens da campanha.
Ela conta que todo o processo produtivo foi marcado pela
inclusão, se mostrando realmente fiel à proposta do projeto. “Me senti acolhida
e valorizada o tempo todo — como pessoa, como mulher cega, como profissional.
Essa campanha mostra que as diferenças não nos separam, elas somam, enriquecem
e transformam o mundo. Me sinto honrada por fazer parte desse movimento e por
contribuir, com minha voz e minha trajetória, para que mais pessoas com
deficiência sejam respeitadas, acolhidas, incluídas e valorizadas”.
“O desenvolvimento da campanha “Diferenças que Somam”
foi um desafio complexo, mas também uma das experiências profissionais mais
enriquecedoras que vivi ao longo dos anos que trabalho na Ascom do Ministério
Público do Trabalho no Espírito Santo. Desde a concepção até a entrega final,
cada etapa foi cuidadosamente planejada com muito profissionalismo pela equipe
envolvida e pela P6 Comunicação. Trata-se de uma campanha inovadora, com poucas
referências similares no mercado publicitário, resultado de uma construção
coletiva, além de essencial, num momento em que a inclusão desse segmento se
torna cada vez mais necessária”, relata Liege Nunes Nogueira Labuto, chefe
da Assessoria de Comunicação do MPT-ES.
Já Fernanda Barreto Naves, que é procuradora do Trabalho e
vice-titular nacional da Coordenadoria de Promoção de Igualdade de
Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade)
explicou que “foi feita uma ampla votação, dentre essas propostas, e escolhido
o escopo “Diferenças que somam”. E, a partir daí, essa campanha foi
desenvolvida pela P6 Comunicação, sempre com a ampla participação das próprias
pessoas com deficiência e também da Ascom do MPT.”
Ficha técnica
Agência: P6 Comunicação
Anunciante: Ministério Público do Trabalho do
Espírito Santo (MPT/ES)
Direção executiva: Márcio Valeriano
Atendimento: Fernanda Raposo
Planejamento: Julia Cola
Diretoras de Arte: Karen Bogéa e Eduarda Ferreira
Redação: Fernanda Raposo