Casa Nostra será
apresentada na Festuris, em Gramado (RS), como uma atração de turismo de
experiência turística e acessibilidade dentro de uma réplica do espaço
O Espírito Santo soube transformar dificuldade em
oportunidade, e o turismo saiu ganhando. Por seu potencial para gerar consumo
de serviços e produtos, o setor é considerado importante matriz econômica para
o estado, diante dos impactos da reforma tributária na arrecadação de receita.
“Do ano passado para cá, uma forte mobilização, nunca vista no Espírito Santo,
têm direcionado ações de fortalecimento para o turismo, e os resultados já
podem ser vistos. Uma pesquisa compilada pelo Sebrae/ES, com informações do
Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), mostrou que o Espírito Santo ocupa,
dentre todos os estados brasileiros, a 4ª posição no ranking de crescimento
interanual do volume das atividades turísticas no 1º trimestre de 2025”,
destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
Essa atuação, forte e alinhada por meio de esforços
conjuntos, está ultrapassando as fronteiras do estado e ganhando o país. Desta
quinta-feira (6) até o próximo dia 9, o estado vai ser destaque com um estande
na Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. Por lá, o Governo do Estado,
por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur); o Sebrae/ES; o Conselho
Estadual de Turismo (Contures); e a Câmara Empresarial de Turismo do ES, do
Sistema Fecomércio-ES; representam o destino Espírito Santo. O estande vai dar
visibilidade para as riquezas naturais, culturais e gastronômicas do estado,
além de dar oportunidade para que os visitantes provem cafés capixabas.
“Essa participação na feira se apresenta como oportunidade
para reforço do posicionamento e reconhecimento do estado no mercado nacional,
já que esse é um dos eventos mais relevantes do segmento no país”, salienta a
gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi. Além de um
estande de 36 metros quadrados, que exibe os principais atributos da oferta de
produtos e destinos do Espírito Santo, ocorrem, em paralelo, uma experiência no
espaço Casa Nostra, além de missões técnicas com gestores públicos e
empresários.
Renata destaca que o Espírito Santo desembarca na Festuris
Gramado 2025 com uma proposta que reflete a maturidade e a sofisticação de seu
turismo. “Temos uma diversidade organizada. Queremos oferecer uma abordagem
estratégica que reconhece os múltiplos interesses dos agentes de viagens
presentes na feira. Sabemos que parte do público busca alternativas aos
destinos de frio consagrados, enquanto outra parcela, especialmente do Sul do
país, anseia por sol, praia e novas experiências culturais”.
O superintendente do Sebrae/ES reforça que a presença do
estado na feira é bem direcionada e estratégica. “Vamos além da simples
exposição. O estande será um hub de negócios, em que cada agente pode
encontrar, de forma clara e objetiva, um produto turístico capixaba pronto para
ser comercializado. Apresentamos um Espírito Santo completo, versátil e
preparado para surpreender”.
Produtos bem definidos
Para atender a uma demanda plural, a participação do
Espírito Santo está estruturada em quatro frentes de produtos bem definidas,
que funcionam como opções de entrada. Com olhar para o que os agentes de viagem
buscam para cada perfil de cliente, serão trabalhadas as frentes: Montanhas –
frio, agroturismo de referência e gastronomia sofisticada; Mar – Praias
desejadas, tranquilidade e a autêntica gastronomia capixaba; Cultura – riqueza
histórica, turismo religioso, gastronomia capixaba e as vibrantes tradições
populares, como o Congo; e Natureza e ecoturismo – natureza exuberante, parques
nacionais e turismo de aventura.
“Essa narrativa é um convite à exploração. Apresentamos
quatro ‘Espíritos Santos’ distintos e complementares, cada um com identidade
própria, roteiros estruturados e potencial para encantar diferentes perfis de
viajantes”, revela Renata.
Casa Nostra: turismo de experiência e acessibilidade
Em uma ação inovadora de inclusão, o produto de turismo de
experiência Casa Nostra, localizado originalmente no Distrito de Pindobas,
Venda Nova do Imigrante, é transportado para Gramado. Em uma versão especial,
uma réplica da Casa Nostra é apresentada ao público com uma experiência que
direciona o olhar para a importância da acessibilidade.
A ideia é ir além de expor esse produto, mas demonstrar na
prática como é possível integrar acessibilidade, sustentabilidade e
experiências turísticas autênticas e memoráveis. “Será um case vivo, que
servirá de inspiração para que outros destinos e agentes a abracem um turismo
verdadeiramente feito que todos possam desfrutar”, afirma a gestora do Polo
Sebrae de Turismo de Experiência.
O que é a Festuris?
Com mais de três décadas de história, a 37ª edição da
Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado mantém a missão de
conectar marcas, destinos e pessoas, consolidando-se como a feira de negócios
turísticos mais efetiva das Américas. Em 2024, a feira reuniu mais de 15 mil
profissionais, 2.700 marcas expositoras e 53 destinos internacionais,
movimentando cerca de R$ 480 milhões em negócios. A expectativa para 2025 é
superar esses números. Com 98% de aprovação do público, o evento destaca-se
também pelos oito palcos de conteúdo e pelo forte alcance na mídia, com mais de
500 profissionais de imprensa credenciados.
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