O Assaí, a maior e mais presente
empresa brasileira do varejo alimentar, divulgou nesta quinta-feira (6/11) os
resultados do 3º trimestre de 2025, com avanço em rentabilidade e queda da
alavancagem para o menor patamar desde 2021. A Companhia registrou lucro
líquido (pré-IFRS16) de R$195 milhões, com
margem líquida de 1,0%; e EBITDA (pré-IFRS16) de R$ 1,1 bi
(+6,0% na comparação com o mesmo período de 2024), com margem de 5,7%.
No acumulado dos últimos 12
meses, o EBITDA cresceu 12%, refletindo disciplina de custos e uma estratégia
orientada a crescimento sustentável.
Essa performance foi alcançada em
um ambiente de consumo desafiador, marcado pela deflação alimentar e pela pressão
sobre o poder de compra. A manutenção do market share, mesmo diante de
tais condições, reforça a resiliência do modelo de negócio do Assaí e a
eficácia das estratégias comerciais adotadas.
“Os resultados do trimestre
refletem a disciplina no controle de despesas: reduzimos a alavancagem ao menor
nível desde 2021. Mantemos o foco na disciplina financeira e na eficiência
operacional, que, aliados à nossa liderança (no setor, em valor de marca e na
preferência do cliente), nos traz novas avenidas de crescimento para os
próximos anos. É assim que entramos no último trimestre do ano focados na
execução e na geração de valor sustentável, atentos às mudanças do cliente e às
oportunidades que trazem de evolução ao Assaí”, avalia o CEO Belmiro Gomes.
No trimestre, o Assaí alcançou
faturamento de R$ 20,8 bilhões (+2,7% vs. 3T24) e o lucro bruto totalizou R$
3,2 bilhões, com margem de 16,7%.
Também contribuiu para o
crescimento nos números a expansão do mix de serviços (como açougue, padaria e
empório de frios). O Assaí encerrou o 3º trimestre com 751 unidades de serviços
implantadas em suas lojas.
A base de clientes(as)
identificados(as) no app Meu Assaí seguiu em expansão. A frequência dos
clientes que utilizam a ferramenta foi 44% superior àqueles sem identificação,
enquanto o gasto médio desses usuários foi 28% maior.
No campo ESG, o trimestre também
trouxe avanços. O Assaí definiu meta de “aterro zero” até 2035 e elevou o
reaproveitamento de resíduos para 45,5%, com alta de 143,4% nas toneladas
enviadas à compostagem e expansão do Programa Destino Certo para 294 lojas.
Ainda, a Companhia destacou-se
como a marca mais lembrada dos setores de supermercado e atacado em pesquisa
Datafolha Top of Mind pelo 4º ano. O trimestre, ainda, encerrou com a
inauguração das primeiras novas lojas previstas para 2025 (São José do Rio
Preto e Osasco, ambas em São Paulo), dentro do cronograma de 10 aberturas para
até dezembro.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista é uma Corporation
(empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há mais
de 50 anos e é a maior e mais presente empresa brasileira do varejo
alimentar (Abras e NielsenIQ Homescan). É ainda a marca mais valiosa do setor
no país (Interbrand, Brand Finance e TM20) e alcançou a melhor colocação da
história para uma empresa brasileira no ranking Global Powers of Retailing
2025, da Deloitte, entre as 100 maiores varejistas do mundo com
base em desempenho financeiro (92ª colocação). Fundado em São Paulo
(SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia
na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato.
Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF)
e mais de 90 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor
empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil
colaboradores). As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo
negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em
2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões. Reconhecida pelo seu forte
trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de
impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e
segurança alimentar.

