Projeto da Fibria com aldeias de Aracruz será abordado na Fashion Revolution Week

Vitória vai receber no período de 24 a 29 de abril a Fashion Revolution Week, evento que alia moda e sustentabilidade. A palestra de abertura será da consultora da Fibria, Mayta Lara Leal, que vai falar da experiência que a empresa vem desenvolvendo junto a quatro aldeias indígenas de Aracruz (ES). A palestra da consultora, que é graduada em moda e tem mestrado em moda sustentável, será no dia 25 de abril, às 19 horas, e vai abordar o projeto que faz parte do Programa de Sustentabilidade Tupiniquim e Guarani (PSTG), desenvolvido pela Fibria.

Realizado nas aldeias de Comboios, Pau-Brasil, Areal e Córrego do Ouro, a iniciativa consiste em orientar as mulheres na produção de artigos diversos, feitos a partir do reaproveitamento de materiais. Por exemplo, ecobags e bolsas feitas com lonas de materiais publicitários cedidas pela Fibria, e outros tipos de trabalhos que envolvem a utilização de retalhos que são resíduos da indústria de confecção.

A consultora de Sustentabilidade da Fibria, Claudia Belchior, destaca que o trabalho com as aldeias indígenas é uma iniciativa que visa orientar a comunidade em atividades que resultem na geração de renda. Também envolve ações de resgate das tradições da cultura tupiniquim e guarani. O trabalho envolvendo a produção de artigos a partir de material reciclável abrange cerca de 60 famílias.

A Fashion Revolution Week é um movimento mundial em defesa da moda sustentável e acontece pela primeira vez em Vitória, com ações em diversos locais. A abertura será no Guanaaní Hostel, Centro da capital, mas também haverá atividades na Ufes, na loja Desapegue e no Cabrón Cine Bar (os dois últimos ficam na Praia do Canto).

O evento terá palestras e rodas de conversa e visa promover a conscientização das pessoas para uma moda mais ética e sustentável. O projeto da Fibria com as aldeias de Aracruz, que envolve sustentabilidade e geração de renda, está em linha com o propósito do Revolution Fashion Week.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,056 milhão de hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br.