Objetivo da ação é tornar a rotina de internação mais agradável para os pacientes

O que importa para você? Cada um de nós tem uma resposta para essa pergunta. Para quem enfrenta um tratamento médico, o momento mais simples pode fazer uma enorme diferença. A frase deu nome a um projeto criado nos Estados Unidos nos anos 2000. Em 2014, na Noruega, o dia 6 de junho foi nomeado o dia do “O que importa para você?”. Este ano, o Hospital Evangélico, em Vila Velha, foi um dos primeiros do País a implementar a ação.

Para responder à pergunta, o Hospital Evangélico foi ouvir os pacientes e três deles foram convidados a contar o que tornaria seus dias melhores. Os pedidos trouxeram um fator em comum: um momento de distração em meio à rotina hospitalar. Uma das pacientes pediu para dar um passeio fora do quarto, nas dependências do hospital, outro pediu um momento de diversão com jogos e livros. A terceira comtemplada pediu um encontro divertido e com orações.

“O que queremos com o projeto é justamente transformar a experiência do nosso paciente. Queremos que ele se sinta abraçado pela equipe e que, apesar da internação, tenha mais conforto e uma melhora no tratamento”, explicou a gerente do Escritório da Qualidade, Tatiana Furtado. Ela conta que o projeto está em fase de implementação, mas a expectativa é de ampliar o alcance e contemplar mais pacientes internados.

“Essas primeiras intervenções já mostraram um efeito muito positivo. Queremos que os pacientes lembrem do hospital com carinho e com a certeza de que fizemos o melhor. A alegria na expressão dos pacientes e a possibilidade de realizar um desejo, por menor que seja, é muito gratificante para nós”, finalizou Tatiana Furtado.

Sobre o projeto “O que importa para você?”

O projeto “O que importa para você?” nasceu de um movimento nos Estados Unidos por volta dos anos 2000. Para aumentar a visibilidade, o dia 6 de junho foi escolhido como o dia do “O que importa para você?”, na Noruega em 2014. A ação ganhou representantes na Europa e, na América Latina, a Associação Congregação de Santa Catariana (ACSC) foi a pioneira a aderia à campanha, em 2016.

No Espírito Santo, o Hospital Evangélico de Vila Velha é um dos primeiros a desenvolver ações inspiradas nesse movimento de humanização.

Sobre o Hospital Evangélico

Fundado em 1972, a história do Hospital Evangélico de Vila Velha começa anos antes, em 1956, quando começou a ser idealizado pelas igrejas Batista, Cristã Evangélica Casa de Oração, Evangélica de Confissão Luterana, Metodista, Presbiteriana do Brasil e Presbiteriana Unida, que compõem a Aebes. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar e é referência em urgência e emergência cardiovascular e habilitado em média e alta complexidades nas especialidades: Cardiovascular, Neurocirurgia, Bariátrica, Oftalmologia, Oncologia e transplantes de rim, córnea, coração, ossos e tecidos. O Hospital Evangélico de Vila Velha é o único hospital filantrópico capixaba que conquistou a classificação máxima em gestão hospitalar: a certificação de excelência ONA nível 3.