O Terminal está investindo R$ 15 milhões na construção de um pátio dedicado à movimentação de granito

O Portocel – terminal localizado em Barra do Barra do Riacho (Aracruz-ES) que é uma sociedade entre a Suzano e a Cenibra, é especializado na movimentação de produtos florestais e está se preparando para passar a embarcar granito. O investimento previsto é da ordem de R$ 15 milhões e o porto passará a embarcar, nos mesmos navios que transportam celulose, rochas extraídas no norte do Espírito Santo que hoje seguem por rodovia até os terminais da Grande Vitória.

Encontra-se em fase adiantada de planejamento a construção de um pátio dedicado às operações com blocos de granito, que no momento aguarda a obtenção das licenças obrigatórias. As rochas chegarão até Portocel pelo ramal da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) que atende o porto.

Esta é uma solução logística que vai permitir que os blocos de granito que hoje saem do Centro Intermodal de Colatina, que recebe granito de jazidas do norte do Espírito Santo, cheguem ao porto por ferrovia, desafogando as rodovias. “Será mais uma opção e otimização de logística para a movimentação desse tipo de carga”, destaca Alexandre Mori, Gerente Geral de Portocel.

Os investimentos no porto para o embarque de rochas ornamentais contribuirão para movimentar a economia da região. A expectativa é de que na fase de obras sejam gerados cerca de 120 empregos e na operação, prevista para o primeiro semestre de 2020, sejam gerados 80 postos de trabalho.

Sobre o Portocel – Empreendimento conjunto da Suzano e da Cenibra, Portocel é especializado na movimentação de produtos florestais e por ele passam cerca de 50% de toda a celulose que o Brasil exporta. O porto é reconhecido pela excelência em eficiência operacional. Em 2018, Portocel movimentou mais de 10 milhões de toneladas de cargas, com destaque para celulose e madeira. Ampliar a movimentação de carga geral faz parte da estratégia da empresa.